Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Meliantes no Uíge assaltam estaleiro de empreiteira chinesa e deixam 14 feridos.

Publicado por Muana Damba activado 1 Marzo 2012, 12:24pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

Um grupo de marginais não identificados assaltaram nesta terça-feira o estaleiro dos trabalhadores chineses e angolanos, situado no campo das obras de construção da Universidade Kimpa Vita, a cerca de oito quilómetros a oeste da sede da província do Uíge. Da acção resultou ainda o ferimento de 14 funcionários. 
 
Em declarações hoje, quarta-feira, à Angop no local, o encarregado dos trabalhadores angolanos das obras, Vita António Nguindo, disse que os meliantes chegaram ao local por volta das 20 horas e atacaram com armas de fogo, tendo ainda levado diversos bens.
 
Avançou que todos os feridos são chineses e foram evacuados para o Hospital Provincial do Uíge onde recebem assistência médica. 
 
O responsável lamentou, no entanto, a falta de segurança adequada no local, sobretudo de agentes da Polícia Nacional que possam garantir a ordem, tranquilidade e segurança dos trabalhadores. 
 
Por seu turno, a chefe de secção da cirurgia do Hospital Provincial do Uíge, Laurinda Augusto, garantiu que o estado clínico dos atingidos é satisfatório, apesar de apresentarem ferimentos graves e ligeiros. 
 
Segundo a responsável, três feridos foram submetidos a uma intervenção cirúrgica, tendo assegurado que actualmente os pacientes estão a colaborar positivamente. 
 
Por seu turno, o pró-reitor para Cooperação da Universidade Kimpa Vita, Mbunga Nzinga David, reprovou a atitude dos meliantes, tendo solicitado aos órgãos competentes a averiguarem a situação de segurança no local o mais rápido possível. 
 
Segundo ele, a unidade, respeito, colaboração, espírito patriótico, solidariedade, coesão, formação técnica, profissional e académica são, entre outros, princípios que podem garantir um desenvolvimento harmonioso de uma determinada região. 
 
As obras de construção das instalações da Universidade Kimpa Vita, a cargo da empresa chinesa JOBOFIL, iniciadas em Maio do ano transacto, terão a sua conclusão ainda este ano. Mais de 100 trabalhadores entre chineses e angolanos estão empenhados na construção das mesmas.
Mais notícias do Uige: link
                      
                                                                                                        Angop


Archivos

Ultimos Posts