Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Matadidi Mário aquece Kilamba

Publicado por Muana Damba activado 20 Diciembre 2011, 13:59pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

Por Manuel Albano

Artista foi o mais criativo e versátil nesta edição do "Caldo do Poeira" criado pela Rádio Nacional de Angola para promover a música

Fotografia: Dombele Bernardo

 


O músico Matadidi Mário foi o grande protagonista do espectáculo musical, “Super Caldo do Poeira”, realizado no Centro Kilamba, em Luanda, pela Rádio Nacional de Angola, em homenagem aos precursores do semba.


Mesmo na presença de Calabeto e Zecax, que são os artistas mais criativos e versáteis em palco no ritmo semba, Matadidi cativou o público presente nos festejos do décimo aniversário do projecto “Caldo do Poeira”.


No espectáculo, a banda Movimento fez as honras da casa e interpretou vários temas que marcaram o passado nos principais salões de dança de Luanda.


Fizeram ainda uma rapsódia em memória dos falecidos Zé Figueredo, Paulo Neto, Vate Costa, Puto Kinito, do África Ritmo, Marques do Nascimento, Vieira dos Bongos, Dino Kapokopako, João Pequeno e Luís Horácio.


O conjunto acompanhou ainda os artistas Sebastião Matomona no tema “Belita quiri quiri”, Zé Manico, que interpretou “Dituze”, da autoria de Artur Nunes, Filomena Gegé, que cantou “Ngassakidila”, de Lurdes Van-Dúnem, Lulas da Paixão, no seu “Kamaka”, Santos Católica, em “Tchiambula”, Tony Von, em “Comboio”, Prado Paim, no “Etu tua Mbundo” e Gaby Boy, em “Merengue Santo António”, do seu irmão David Zé, e Chico Montenegro. A banda Mar e Sol,outra das convidadas, subiu ao palco para interpretar temas como “Kibela”, “Despedida” e “Não ganho nada”, da autoria de Dominguinhos.


A banda Caldista também deixou a sua marca, em vários momentos de improvisos, com os temas “Muxima wa mi Santo”, de Nelas, “Massoxi”, de Pedrito, e “Pomba” de Pombinha. Os Jovens do Prenda conseguiram também prender o público numa viagem ao passado com temas de sucesso como “Lamento de Gabi”, “Ngongo”, “Maka Mazar” e “Cooperação”.


Os Kiezos não deixaram os seus créditos por mãos alheias e tiraram do baú os temas “La paz”, “Comboio”, “Milhorró”, “Princesa Rita” e“Bomba lada”, de Artur Adriano. Acompanhou igualmente os músicos Minguito Filho e Horácio Dá Mesquita no tema “Mini-saia”, Legalize em “Rosa Maria”, de Urbano de Castro, e Zécax em “Machimbombo”. O projecto “Caldo do Poeira”, que visa promover, divulgar e preservar o estilo semba, teve início no dia 31 de Agosto de 2001. Durante estes anos o seu objectivo foi recuperar as épocas de renome da música angolana, criando mais actividades recreativas.

 

 

                                                                                                          J.A

 


 

Archivos

Ultimos Posts