Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Mambu ma vata (2)

Publicado por Nkemo Sabay activado 4 Marzo 2011, 16:17pm

Etiquetas: #Vamos aprender Kikongo.

 

 

 

Por Daniel Zola.

 

kuit


images--38-.jpg                                                                                  Makesso

 

Aqui respondo as varías perguntas, que os nossos queridos leitores nos fizeram nos dias passados,neste portal de informação da Damba, que o nosso redactor, Nkemo Sabay "Muana Damba" tentou de resumir numa só página:


Como já  havia respondido,num artigo anterior,recapitulo um pouco:


O irmão BAROSSO FERRAZ,esclareceu que MVUAMA e NKUANZIMBU não é a mesma coisa,pois isto é verdade,porque alguém pode ter muito dinheiro mas ele não é rico.Talvêz nas outras línguas da origem bantu,NKUANZIMBU pode ter o mesmo sentido com rico,mas na lingua Kikongo não é o caso.MVUAMA,em kikongo não é somente alguém que possui muito dinheiro como muitas riquezas também.


Concernente NKELA-NKATU e NKELA-NKANGU,há diversas interpretações,quem tem dúvida, pode consultar o meu artigo anterior no arquivo"vamos aprender kikongo" ali podemos ver todas as definições sobre o tema.


O nosso querido KIALA kia Ntalu na Suica,pretende que;NKELA NKATU é um homem sem maturidade (!) no meu entendimento o leitor está a fazer amalgama dos nomes que são aproximadamente os mesmos porque,NKELA NKATU não o mesmo nome que NTELA NKATU,alí é que o nosso querido leitor esta a fazer a confusão,NTELA NKATU na verdade é um homem que cresce na estatura,mas sem maturidade ou sem sabedoria.Mas NKELA NKATU é outra coisa ou outro nome em relação ao NTELA NKATU.

As palavras: NTANGU,N´TANGU ou N`TANGUA não têm mesmo significado,senão vejamos:


1 - NTANGU significa Sol  (astro) ou a palavra pode também significar hora(tempo),por exemplo:


(Mungi ntangu ka kuiza?) -- as que horas ele chegará?
no caso de Sol por ex. E Ntangu tesamene!"o sol apareceu"


2 - N`TAANGU: a palavra pode significar em língua portuguêsa : Aviso ou comunicado.


3 - NTAANGUA,avisar ou comunicar,exemplo: Ntaangua tu tele kua atangi eto:(em português:avisamos ou comunicamos os nossos leitores)

Enquanto ao nosso querido leitor JEREMIAS MAFUENI do Nkayindu,ele tem razão,KESSO YE NGUBA,têm um gosto
típicamente exótico e um sabor incomparável,que não se pode comparar com as comidas (Fast foods) ocidentais cheios de productos químicos,o nosso KESSO ye NGUBA,é unico no seu género de sabor (100% BIO) ,mesmo os nossos irmãos portuguêses que viveram na Damba podem testemunhar esta  deliciosa comida,que serve como alimento  de base, sobretudo no pequeno almoço.


Pois tens razão, o KESSO feito aqui na Europa não terá o mesmo gosto com aquele que é feito lá na Damba.Primeiramente,o processo de fabricação é muito diferente,na Damba a mandíoca é mergulhada no rio (VIKU) com a luz directamente do sol,o processo da putrificação é rápido,enquanto que em casa a mandíoca é mergulhada num recipiente qualquer,sem luz do dia.

O que é KESSÔ? - Kessô ou tapíoca é a mandíoca mergulhada na água ou  num recipiente que fica apróximadamente 2 à 3 semanas ,depois muda de forma e passando  o tempo determinado, tira-se no fundo da água e depois estende-se no sol  para secar,quando num estado sólido, ele é pilhado ou no moinho e obtém-se a farinha de mandioca que é mais conhecido de fuba de bombom "LUKU LUA MADIOKO".


Kedi quando ele está no estado sólido (seco) . kessô quando está ainda húmido .Assa-se no fogo ou pode se fritar
 com óleo,depende do gosto,de preferência acompanhar com ginguba torrado.Sem duvida é a melhor comida do mundo ! Quem nunca provou, que aproveita a ocasião.

Para o meu irmâo MAMONA MBUA,mais uma vez obrigado pelas as revelações:


KINDUNGU: Amendoim ou mais vulgar GINGUBA torada no fogo e pisada com moderacâo(DIBUKA) para não se tornar "muamba"ou manteiga de amendiom,ele é misturada com sal e um pouco de gindungo ou pimenta e embrulha-se nas folhas"da bananeira"para o render muito mais delicioso e para conservar-se por longo tempo,o gosto dele é quase de Ginguba,somente ele é um pouco picante.

KIUNDULU: São térmitas ou térmites que são parecidas com formigas ordinários,somente eles são inofensivos e comestíveis.A preparação de Kiundulu é a proximadamente como o de precedente Kindungu,e a conservação também é feita de mesma maneira.É um prato muito caro,por que o famoso Kiundulu só aparece num período da estação do ano,além de ser raro,muito apreciado, é considerado como uma pêrola rara.


Meus agradecimentos a todos leitores do site da Damba,especialmente ao nosso leitor atentivo ("MVUALA"Graciano) no Manschester UK . Bika Mfumu Nzambi ka sakumuna!


JUNTOS UNIDOS RECONSTRUIREMOS A NOSSA BELA DAMBA!

TUKALA NSIZI TUA DILA SINDA DIMOSI,MU KIMVUKA SI TUA TUNGULULA E DAMBA DIETO DIA MBOTE!

 

 

 


                                                                                     Mono weno mpangi Danielson ZOLA.


Archivos

Ultimos Posts