Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Mais de cinco mil animais vacinados contra raiva em 2011

Publicado por Muana Damba activado 24 Enero 2012, 10:43am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

 

 


 

Uíge - Cinco mil e 988 animais de estimação entre cães, gatos e macacos foram vacinados contra raiva em 2011, pelos serviços de veterinária na província do Uíge, contra os oito mil 961, em 2010, deu a conhecer hoje, terça-feira, à Angop, o seu chefe, Abreu dos Santos Cumuelo.
 
Segundo o responsável, do número de animais vacinados constam cinco mil 905 cães, 61 gatos e 22 macacos, vacinados durante a campanha realizada nos municípios da Damba, Bembe, Negage, Quitexe, Púri, Sanza Pombo, Songo, Mucaba e Uíge.
 
O responsável disse que no mesmo período, os especialistas dos serviços de veterinária capturaram também 46 animais vadios em diversos bairros periféricos da cidade do Uíge.
 
Abreu dos Santos Cumuelo disse que, no mesmo período a sua instituição vacinou contra peripneumonia contagiosa, quatro mil 970 cabeças de gado bovino e 3.800 outras contra carbúnculo interno.

 

Instituto Médio de Saúde tem disponível 150 vagas para novos estudantes.

 

 

Uíge - O Instituto Médio de Saúde da província do Uíge têm disponível, no presente ano lectivo, 150 vagas para novos alunos que pretendam frequentar o curso de enfermagem naquele estabelecimento de ensino, vocacionado a formação de técnicos médios de saúde, informou hoje (terça-feira) à Angop, o seu director-geral, Mateus Alberto Lopes.
 
 
Segundo o responsável, mais de 500 candidatos inscreveram-se já até o momento na instituição para concorrer as 150 vagas disponíveis para o presente ano lectivo nos cursos de radiologia e análises clínicas, cujo arranque está previsto para Fevereiro próximo.
 
 
Recordou que 110 estudantes concluíram o ano passado o curso de enfermagem na instituição nas especialidades de radiologia e análises clínicas e que brevemente serão lançados para o mercado de emprego.
 
 
Mateus Lopes anunciou a introdução, ainda neste ano, do curso de farmácia, cujo arranque do mesmo está a depender do recrutamento de docentes.
 
 
Disse que para garantir o funcionamento normal da instituição, o estabelecimento conta com 27 professores efectivos e outros colaboradores, cujo número não precisou.
 
 
Referiu que o empreendimento conta com dez salas de aulas, laboratórios de enfermagem, de anatomia e de análises clínicas, biblioteca e uma sala de Internet para garantir a investigação dos alunos e estudantes.
 
 
Lembrou que desde a sua abertura em 2006, o Instituto Médio de Saúde formou já 540 técnicos médios de saúde nas distintas especialidades.
                                                                                                Angop
 
 



Archivos

Ultimos Posts