Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Mais de cem quadros terminam formação em pedagogia no Uíge

Publicado por Muana Damba activado 28 Diciembre 2012, 05:14am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

 

Uíge – Cento e setenta e oito estudantes da Escola de Formação de Professores “Cor Mariae” no Uíge terminaram com êxito hoje, quinta-feira, nesta cidade, a sua formação de professores.

 

Dos finalistas, 41 terminaram curso de Língua Portuguesa, 25 de Matemática/Física, 66 Geografia/História e 46 Bioquímica, respectivamente.

 

Falando no acto que marcou o encerramento do ano lectivo, o vice-governador para o sector económico e produtivo, Carlos Mendes Samba, em representação do governador da província, Paulo Pombolo, sublinhou que a formação dos professores leva a reflectir numa educação ampla, acessível e que respeita a popularidade humana, permitindo olhar nos diversos aspectos sociais.

 

Ressaltou a necessidade da realização de prática escolar e inclusiva que tem por fim capacitar um ser e transformá-lo num cidadão com direito de participar no processo de reconstrução e construção da província e do país em geral.

 

Para a directora geral da aludida instituição , Adelina Afonso, a sociedade está em constante evolução daí que  a educação escolar ocupa um lugar indispensável, adiantando  que prepara o homem para prestar o seu contributo para o desenvolvimento.

 

Recomendou a necessidade do investimento na formação adequada de professores como premissa para um ensino de qualidade e consequentemente para o desenvolvimento do país.

 

“A luta contra o analfabetismo é um dos objectivos da instituição que tem como intenção tornar o homem mais humano dotado de conhecimentos suficientes”, enaltecendo que o curso encerrado vai garantir um novo perfil de vida dos estudantes tornando-os mais comprometidos e objectivos na melhoria de qualidade de ensino e aprendizagem traçados pelo ministério da educação.

 

Informou que no presente ano lectivo foram matriculados 3.371 alunos, distribuídos nos três níveis de ensino, dos quais 1. 466 do ensino primário, 803 do Iº ciclo e 1. 102 do IIº ciclo, respectivamente.

 

Agradeceu na ocasião, o apoio que a escola tem beneficiado a partir da Direcção Provincial da Educação, do Executivo local e das demais direcções escolares na região, assim como da Diocese do Uíge e dos agentes singulares.

 

Por sua vez, A funcionar desde 1968, a Escola de Formação de Professores “Cor Mariae” no Uíge, já formou mais de cinco mil professores.

 

 

                                                                                                                  Angop

 

 

 

 

Archivos

Ultimos Posts