Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Mais de 50 toneladas de peixe capturadas

Publicado por Nkemo Sabay activado 28 Abril 2010, 12:31pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

                                    pesca 5

 

Cinquenta e sete toneladas e 145 quilogramas de peixe foram capturadas desde Outubro de 2009, na província do Uíge, por pescadores artesanais, organizados em 33 associações e seis cooperativas. 
 
   Segundo o relatório das actividades desenvolvidas durante os últimos três anos, apresentado segunda-feira pelo chefe do departamento de Pescas no Uíge, Nsuca Kupessa Ndongala, o peixe foi capturado em 14 dos 16 municípios da província.
 
 Nsuca Ndongala que falava na abertura do seminário de refrescamento para pescadores artesanais sobre a pesca motorizada, que decorre no Uíge, afirmou que os municípios de Milunga, Kimbele, Bembe, Ambuíla, Maquela do Zombo e Damba foram os que registaram maiores níveis de captura, numa actividade desenvolvida por 700 pescadores associados.
 
 Informou que devido ao caudal dos rios nestes municípios pretende-se implementar a pesca motorizada.
 
 De acordo com o relatório, a província do Uíge já beneficiou de 100 embarcações, através do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, que estão a ser distribuídas a membros de associações de pescadores na província.
 
 Quanto às perspectivas do sector, o documento indica estar em curso a abertura de seis tanques para a prática de piscicultura que está a ser implementada, numa primeira fase, no município do Uíge, com três espécies de peixe -bagre, cacusso e carapau.
 
    Prevê-se ainda desenvolver a picicultura nos municípios do Negage, Songo, Bungo e Quitexe.
 
   O chefe do departamento de Pescas no Uíge deu a conhecer que desde Outubro de 2007 foram identificados 47 rios, dos quais 17 possuem caudal aceitável para a prática da pesca artesanal
                                                                                                                  Angop

Archivos

Ultimos Posts