Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Laços diplomáticos no reino do Congo.

Publicado por Nkemo Sabay activado 18 Enero 2011, 12:09pm

Etiquetas: #Cultura

 

Por Nicodemos Paulo.

180px-Jean_Roy_de_Congo-copie-1.jpg


O historiador e professor Universitário Manzambi Fernando afirmou há dias, na cidade do Uíge, numa palestra, que o reino do Congo já realizava acordos diplomáticos com outros reinos e alguns estados centro africanos antes da chegada dos portugueses.


Na conferência, subordinada ao tema "primeiro embaixador do Congo no Vaticano", realizada na antiga Câmara Municipal do Uíge, no âmbito das comemorações do Dia da Cultura Nacional, o historiador referiu que antes da chegada dos portugueses, os reis do Congo já tinham contactos com os lundas, os kimbundos, ovimbundos e outros Estados Centro Africanos. "Se na época colonial não foi possível valorizar estes nomes, hoje a situação é completamente diferente porque é possível estudá-los, divulgá-los e enquadrá-los no contexto sócio cultural do reino do Congo", disse o historiador.


Durante a palestra, Manzambi Fernando procurou identificar as acções diplomáticas realizadas no antigo reino do Congo, tendo afirmado que "com Ne Vunda prova-se que a história da diplomacia angolana não é recente, pois antes da chegada dos portugueses ao antigo reino do Congo, ela já existia".


Conta que, em1512, o rei do Congo propôs um embaixador para o Vaticano, pois "procurava ter relações directas com a Santa Sé, fugindo à intermediação portuguesa nas relações com a Europa". 


"Se o reino do Congo era um Estado cristão, admitia-se a hipótese de manter relações com a Santa Sé", afirmou, recordando que, em 1604, o rei do Congo, D. Álvaro II, enviou o seu primo D. António Manuel Ne Vunda numa missão diplomática ao Vaticano. 


O primeiro embaixador da África subsariana no Vaticano recebeu a visita do Papa Paulo V, a quém entregou as recomendações trazidas do Congo. Apesar de D. António Ne Vunda não ter exercido a sua função como Embaixador, ainda assim a sua viagem teve um grande impacto no Vaticano.

 

                                                                                                                J.A

Archivos

Ultimos Posts