Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Juventude do Uíge com o Presidente

Publicado por Muana Damba activado 9 Abril 2012, 09:01am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

 

Por António Capitão

 

 

A influência e o impacto da figura do Presidente da República na inclusão socioeconómica e política da juventude angolana foram ontem destacados na cidade do Uíge pelo primeiro secretário provincial do MPLA, durante a conferência da juventude, que decorreu na sala de espectáculos do Cine Ginásio onde participaram mais de 1.500 militantes da JMPLA.logojota


Durante o encontro, que visou homenagear o Chefe de Estado, Paulo Pombolo referiu que José Eduardo dos Santos, enquanto jovem, serviu de exemplo para tantos outros da sua época, tendo em conta a sua dedicação e entrega nas questões políticas e estratégicas que conduziram Angola à independência nacional. Sublinhou igualmente a sua contribuição na actualidade para o desenvolvimento socioeconómico, político e cultural do país.


“Coube à juventude, naquela altura, a missão de defender com afinco os interesses dos angolanos, desde a luta contra o regime colonial, à conquista da independência nacional, a consolidação da democracia, o alcance da paz, da unidade e reconciliação nacional e, agora, para o desenvolvimento do país, cujo contributo de José Eduardo dos Santos é notório”, disse. Pombolo destacou ainda a visão política, social, económica e cultural de José Eduardo dos Santos, o que permitiu a criação de políticas que garantem a inclusão dos jovens nos mais variados sectores da vida do país.


Paulo Pombolo, ao apresentar o tema “a dimensão política e social do discurso do Presidente da República à nação, seu impacto na juventude angolana”, referiu que o Chefe de Estado tem vindo a desenvolver acções que visam melhorar os sectores da educação, saúde, agricultura, indústria, energia e água, habitação, juventude e desportos e outros serviços para o bem da população, sobretudo dos jovens.


“Entre as várias acções desenvolvidas pelo Executivo, dirigido por José Eduardo dos Santos, consta a luta contra a pobreza, a redução das assimetrias regionais, a inserção da economia angolana na economia mundial, o destaque socioeconómico e político do país no continente, o melhoramento das condições económicas da população e muito mais”, referiu.
O secretário provincial do MPLA destacou várias acções desenvolvidas pelo Executivo, segundo as orientações de José Eduardo dos Santos, que permitiram a inclusão de mais de 570 mil alunos no sistema normal de ensino, a criação de novas universidades. Tudo isso, acrescentou, garantiu a existência de 150 mil de angolanos no ensino superior e o aumento do número de beneficiários dos serviços de abastecimento de água potável e energia eléctrica e de saúde.



Conquistas da juventude



O vice-ministro da Cultura destacou o contributo da juventude na conquista de várias acções de interesse nacional e na sua preservação. Cornélio Calei referiu que os jovens contribuíram de forma decisiva para a conquista da independência nacional, no alcance da paz e na consolidação da estabilidade social e política do país.


Cornélio Calei exortou a juventude angolana a ter boas condutas e que seja a mais interessadas na preservação de todas as conquistas até agora alcançadas na vida socioeconómica e política do país.
“Foram os jovens que sobre o regime colonial português defenderam os ideais concebidos pelos nacionalistas, criaram partidos políticos e lançaram a luta contra o governo colonizador”, sublinhou Paulo Pombolo.

 

 

                                                                                                    J.A

 

 

 

Archivos

Ultimos Posts