Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Jovens formados estão no mercado

Publicado por Muana Damba activado 30 Diciembre 2012, 12:14pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

2012122909042926-a.jpg

Novos técnicos médios dizem estar dispostos a aplicar os conhecimentos adquiridos para o desenvolvimento da província e do país( Fotografia: José Bule)

 

 

Quase 280 jovens concluíram, este ano, formação média nos Institutos de Administração e Gestão (IMAG), de Saúde (IMS) e no Politécnico do Uíge (IMPU).


Dos 121 que terminaram cursos no IMAG do Uíge, 39 fizeram-no em contabilidade e gestão, 38 em administração pública e 44 em informática de gestão.


O IMAG formou desde a sua criação, há três anos, 237 técnicos em administração pública, contabilidade e gestão e informática de gestão.  Neste instituto também há cursos básicos de auxiliares de contabilidade de operadores de informática.

Mais enfermeiros


O director do IMS afirmou, na sessão de encerramento do quarto curso de enfermagem, que a formação dos 81 novos profissionais do sector ajuda a suprir a falta de quadros que se verifica em algumas unidades sanitárias da província.

Mateus Lopes encorajou os finalistas a trabalharem com “responsabilidade, vontade e espírito abnegado”. À direcção da Saúde e ao Governo Provincial pediu que continuem a colaborar na melhoria das condições de funcionamento do IMS, sobretudo com mais meios de transporte para facilitar os estágios dos estudantes que têm de se deslocar às unidades sanitárias. O IMS, desde à abertura, em 2005, formou mais de mil técnicos médios de saúde, que contribuem para a melhoria do funcionamento das instituições sanitárias da província.


No IMPU, foram 77 os alunos que terminaram formação em informática, electricidade, construção civil, desenho  projectista e  mecânica. O director do instituto, Jorge António, que referiu a importância dos cursos técnicos para a inserção dos jovens no mercado de trabalho, recordou que nos dois últimos anos o IMPU formou 316 técnicos médios.

 

                                                                                                                     J.A

 


Archivos

Ultimos Posts