Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Jovens do Bungo solicitam implementação de projectos sociais

Publicado por Muana Damba activado 8 Agosto 2013, 12:55pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

Uíge - Os jovens no município do Bungo, 78 quilómetros a norte da cidade do Uíge, solicitaram, nesta terça-feira, ao Executivo central, provincial e local a necessidade de continuarem a implementar projectos sociais, com vista a garantir uma vida melhor e segura.
 
O apelo dos jovens consta da mensagem apresentada pelo Conselho da Juventude, no quadro do encerramento da primeira edição das festas da vila do Bungo encerradas a 6 de Agosto de 1916.
 
os jovens, o Executivo deve continuar a implementar projectos de distribuição de água potável, energia eléctrica, construção de pontes, estradas secundárias e terciárias, bem como a descentralização dos concursos públicos com destaque a educação e saúde para garantir o primeiro emprego aos jovens.
 
Na mensagem, almejam ver realizado o sonho de uma casa própria, apoio ao desporto nas modalidades do futebol 11, basquetebol, andebol e ciclismo.
 
Asseguraram a sua disposição de contribuírem nos diversos projectos de construção e reconstrução do país, abdicando-se das práticas indecorosas e de outros males que possam impedir o desenvolvimento da região, tendo em conta que os jovens sempre foram o futuro da nação.
 
A administradora do Bungo, Antunes Ferraz, disse na ocasião que parte das preocupações apresentadas pelos jovens têm dias contados, uma vez que o Executivo central e não só, tem como objectivo satisfazer as necessidades dos jovens.
 
“Como me referi, o executivo está apostado no melhoramento das condições de vida da população e da juventude em particular. Neste sentido está em curso o de construção de 200 casa sociais das quais 60 já se encontram concluídas, a reabilitação do jardim municipal que contará com alguns quiosques ao redor, bem como a construção de um Clube multiuso.
 
A vice-governadora para o sector político e social, Maria Fernandes da Silva e Silva, destacou a dedicação, empenho e zelo demonstrado por naturais e amigos do Bungo, como característica da realização satisfatória da primeira edição da vila.
 
“Apesar do ser de festa, é necessário que todos os filhos do Bungo e não só, reflictam sobre o desenvolvimento do município, fazendo balanço desde a sua fundação até ao presente momento, os progressos alcançados e perspectivar caminhos para uma vida melhor”, aconselhou.
 
Maria Fernandes da Silva e Silva recordou que as lembranças dos mais velhos que já passaram na circunscrição devem servir para recolher experiências para planear um futuro promissor.
 
A necessidade do resgate dos valores morais e cívicos foi apontado pela vice-governadora como necessidade imperiosa visando conciliar as palavras do primeiro presidente de quando dizia ”A nossa cultura, nossas tradições, aos nossos valores morais, havemos de voltar”.
 
Diversas actividades educativas, culturais, desportivas e recreativas marcaram o encerramento das festividades dos 97 anos da existência da vila do Bungo.
 
Presenciaram o acto, Deputados da Assembleia Nacional pelo Círculo provincial, administradores municipais de outras localidades, autoridades tradicionais, eclesiásticas, músicos e outros.
 
Situado a 78 quilómetros a norte da cidade do Uíge, a vila do município do Bungo foi fundado a 6 de Agosto de 1916. Possui uma população estimada em 44 mil habitantes, distribuídos em 12 regedorias e 60 aldeias. A população na sua maioria vive da agricultura.
  
                                                                                                            Angop



Archivos

Ultimos Posts