Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


João Miguel Nzenguele, F.C Namputu e Bairro Manga.

Publicado por Muana Damba activado 27 Abril 2012, 09:24am

Etiquetas: #Coisas e gentes da Damba

 

 

Por Daniel Zola "Diniux"


kuit

 

 


 
Estámos no último mês de 1976, o fundador da equipa de futebol mais popular daquele tempo na Damba, FC MUNDIAL, que compunha atletas vindo dos bairros Manga, Mbanza Mabubu, Vombo, Ngola Nova, Missão e Kinkossi, estava preocupado. O falecido Kiala Makumbani dito "Carraux Monté matebo", deficiênte físico e irmão menor do velho onze (11) tinha razão de inquietar-se, porque uma parte da sua equipa entraram em dissidência para formar o FC NAMPUTU. Os melhores jogadores como o guarda redes Manuel Manono, ( não confundir com o Manono pequeno "père Manono" que mais tarde veio a ser guarda redes do FC. Mundial nos anos 1980/82)  o médio Malungo Kinzangi Mbuku "Malu" e os ataquantes Dickens, Tostão ya "Tos" (falecido), Vieux Ramos "o famoso infermeiro," e Estevão,  sobrinho do velho Miguel Nkila, vão integrar a nova equipa. Alguns vieram do FC NZAZI, como Symbad (Bisneto do soba Namputu) e  Djento do FC DANGEREUX. A sua impotência de resolver este problema era evidente, porque os dissidentes terão apoio incondicional de um dos homens poderoso e influente naquele tempo na Damba, João Miguel Nzenguele "Zenge-Zenge". Este decide de patrocionar a equipa que esta leva o nome do seu avó, o soba Namputo. Encontrou nesta equipa, a forma de honra-lo.

  Paulo Pombolo
       Entre os habitantes do Bairro Manga, o Governador da Província do Uíge, Paulo Pombolo.

Se O FC NAMPUTU, nunca conseguiu derrotar o Fc MUNDIAL , mesmo no seu próprio terreno no Mbanza mabubu, que era  um pouco inclinado, porque o Carraux "but mystique" teria jurado em nome de todos matebos (demónios), que isto nunca aconteceria. Mesmo assim, a equipa sob direcção do Velho Nzengele, conheceu sucessos, ao ponto de se posicionar como uma das melhores equipas de Futebol no municipio.

Respeitava o velho Nzengele pelo seu carismo, generosidade, o seu amor pela localidade que lhe viu a nascer, pela disciplina e o sentido de organização.

Ele era também um grande pacificador, a união e a serenidade que reinava na sua residência era Sandafexceptional, para quem não conhecia bem a familia, era muito dificíl distingir entre o filho e o sobrinho ou uma outra pessoa da família. Nos anos 1976-79, naltura eramos jovens e estudávamos na missão católica da Damba, me relembro do conjunto "Zenge-Zenge" começando pela filha mais velha: Helena Mazekilwa, Nsimba, Nzuzi, Mvindo, Sofia Zinga (falecida)  Makaya, Domingos, Sanda Martins Nzenguele (imagen ao lado), Sebastiao  Kupessa (Muana Damba) Garcia Mbumba "Mbiya", Álvaro-Muanza "Errol" e tantos outros; era muito dificil de saber quem é o filho  biológico do mais velho Nzenguele,  todos somente eram família Nzengele. Neste grupo constituído de jovens da minha idade, inclúimos o João Nzambu "Pablo", Molo, Mamana, Daniel, Muana mu Muana, Mateus, M'vuala, Sebastião Lambu, Zacarias Nzenguele  muana Mbwanzi a Lawu (já é falecido), Jadot e o seu irmão Lofombo.

A sua quinta no Bairro Manga, parececia como um "ranch" americano, rodeada de eucalíptos e pinheiros, vedado com murro de 2 metros de altura, tudo dentro pintado cor de rosa, tinha electricidade com gerador privado, o que era um pouco raro naquele tempo. Não esqueço quando um dia fomos fazer reportagem das fotográfias com o meu antigo mestre o velho Mitené-Russo que vive actualmente em Madrid, a hospitalidade pela qual fomos acolhidos.


Saliento que bairro Manga, era o bairro onde havia mais jovens na Damba, depois do Sala Mbongi, o ambiente era garantido. Os "vieux" Magie Montiro, Mombito, Miguel Da Costa (actual embaxador de Angola na Franca) Malungo Malu (petit Malu)  Gaby Paquebot,  Mpanzu (falecido), Baroza,  Pys, Sila (falecido), Pithos, Garry, Gerry, Beza, Demas, Eduardo Nzenguele Zinga, André Zinga, Bernardo Zinga (já falecido), Ndofula, Zinga Moraux, Mathos , Miguel Mpanzu Nzengele "Dacko", Eduardo Nsiansoki, Zinga "Giros"(Falecido) , Nsakala Lunguani, actual delegado da Educação municipal da Damba, e...sobretudo o trio VIROMA (VIetnam, ROdrigues e MApangala "Paulo Pombolo actual governador provincial do Uige") a lista é longa, não é possivel lembrar todos. Era agradávél passar o tempo alí,  o quintal do Velho Nzengele não faltava festas, e era quase impossível de penetrar dentro se não fosse convidado.


E as raparigas do Manga? verdadeiras "misses". Apesar da concorrência do famoso trio citado, era uma fonte inesgotável de raparigas bonitas. Nsimba (esposa de Magie Motiro) , Palmira Vata e as suas irmãs; Sanga Kyabuwa ( locutora da lingua kikongo na RNA); Masinda; Isabela e Mbele, filhas do Simoni Za Sangi; Nkemi e Námbwa a mais bonita, Teté, a mãe do Rio Mavuba (Futebolista do FC LILLE e da seleção Francesa)  filhas do velho Manuel Muanza; Nvindu, Sofia, Makaya, filhas do velho Nzinga;  Luengo, Jacquelina, Mpemba, filhas do alfaiate Gabriel "Mamona Mbwa"; Godé Ndilu ( a minha primeira esposa), Maketo e Mambwene, filhas do João Mbuku Kinzangi. Námbwa, Lumengo e Lusanu irmãs do Beza, filhas do Velho Ambrósio Adolfo; Langa, irmã do Vietnam; Helena e Sofia (deficiente físico) irmãs do Mathieu. E as filhas do próprio velho Nzengele? Sofia, Helena Mazekuilwa, Nsimba e Landu alias Chocolada?


 mavuba                        Rio Mavuba, neto do velho Manuel Muanza, natural do Bairro Manga.     
      

E a equipa de futebol da segunda divisão da Damba, a chamada Vuvu ou Esperança ( também apoiado pelo velo Nzengele) dos goleadores André Zinga e Agostinho Kindundi Nkila "Lobeya", filho de outro comerciante, também famoso, Miguel Nkila. A vê-los jogar o futebol, era um prazer imenso. Sim ,Damba tinha a segunda divisão de futebol. As equipas de FC  Elima, Zongo de Luvumbu Kudidia "Dauphin", Luzuanda, Sala Mbongi. Mas a equipa enquadrada pelo Velho Nzengele, segundo o meu ver, era o melhor e disciplinado.
lvk                                           Luvumbo Kudidia "Dauphin"


O seu camião Mercedes denominado Masuwa (barco), que transportava mercadorias e pessoas nos mercados "Mazandus" do Tema, Kayiundo, Kenge, Masseke, etc... Lembro-me como se fosse ontém.
Bairro Manga
                                  O bairro Manga em Ruínas ( Imagem de Miguel Nzenguele)
O nome do velho Nzengele jamais será esquecido, pelo contributo no desenvolvimento da Damba, em conjunto com os outros comerciantes( espero que um dia falaremos deles). Faço referência aos comerciantes Daniel Malungo, Miguel Kila, Mudiaki, Magalhães da Silva, Moniz Mbunga, Mpiokosso, Alvez "Sans Loi", Lukau, Velho Sila, o filho do velho Flávio o mais conhecido por "Muana Fábio", Afonso Dialamikwa, Mpanzu-Mpanzu, Mavuninu, velho Fonseca, Costa makamu, Kiameso da Silva, Afonso Ntoko, Moniz Nkandu, Porthos, Sebastião Ndinga, Kissinger, etc.
Os notáveis da Damba.José Makotelo e o Soba de Manga,Garcia.
        O infirmeiro José Makotelo e o atual soba do bairro Manga, Garcia. (imagem de M. Nzenguele)

Katuvilakaningi ko e atu etu a fwa, kiokio kinanga e kinkuku kietu.  


Bosi tuvutuka kuna Ndamba.




Luzingu - Socorro

 

 

 


Archivos

Ultimos Posts