Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


João Maimona lança livro

Publicado por Muana Damba activado 8 Mayo 2012, 12:01pm

Etiquetas: #Cultura

 

 

O novo livro do poeta angolano João Maimona, intitulado “Memória de Sombra”, é lançado em breve em Angola, depois de já ter sido apresentado em Abril, na Biblioteca da Universidade da Beira Interior, na Covilhã (Portugal).


A obra, da Editora Nós Somos, contém mais de 100 poemas e, segundo o autor, leva o leitor a instalar-se no tempo com uma miscelânea de aspectos distintos, como a construção e destruição, tristeza e alegria.
“O leitor, neste livro, vai igualmente aperceber-se de aspectos de contraste em que o homem olha para o mundo e olha para o homem que constrói e destrói.”


Assim, “Memória de Sombra”, com 170 páginas, é uma entidade universal que tem a ver com o que se passa no nosso continente e o que se passa noutros pontos do planeta, ressaltou o autor.


João Maimona enalteceu o escritor angolano Luandino Vieira, por ter criado há um ano a editora Nós Somos, essencialmente para editar poetas angolanos, abrindo assim as portas para que estes penetrem no mercado do livro português.


“Sonhos na mão”, “Os Olhos no Céu”, “A Morte do Deserto”, “As Fontes e as Cidades”, “Nos Lábios”, “Ramos de gritos”, “Felizmente”, “Luz”, “Palavras”, “Estrelas” fazem parte do conjunto de poemas do livro “Memória de Sombra”.


João Maimona nasceu a 8 de Outubro de 1955, em Kibokolo, Maquela do Zombo, província do Uíge. Estudou Humanidades Científicas na República Democrática do Congo. Em 1985, licenciou-se em Medicina Veterinária, pela Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Agostinho Neto, na província do Huambo. Foi membro fundador da Brigada Jovem de Literatura Alda Lara do Huambo. Poeta, dramaturgo e ensaísta, é membro da União dos Escritores Angolanos.


Com a obra “Trajectória Obliterada” (1984) e “Idade das Palavras” (1996) foi laureado duas vezes com o Prémio Sagrada Esperança. Com participação no livro “As Abelhas do Dia” (1987), foi distinguido com a medalha de bronze no Concurso Internacional de Poesia, organizado pela Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.


 João Maimona figura em várias antologias publicadas na Bélgica, Brasil, Espanha, França, Inglaterra, Macedónia e Portugal.

 

 

                                                                                                             J.A

 

 


Archivos

Ultimos Posts