Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


ISCED outorga diplomas para mais de 200 licenciados e bacharéis no Uíge.

Publicado por Nkemo Sabay activado 3 Diciembre 2010, 20:57pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

                     4497182

Uíge - Duzentos e 74 licenciados e bacharéis que frequentaram os anos académicos 2009 e 2010, no Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) no Uíge, receberam hoje,  sexta-feira, os diplomas outorgados e certificados de habilitação, nesta cidade.


Deste número, 185 finalistas se licenciaram nos cursos de Matemática, Pedagogia, Psicologia, História e 89 outros bacharéis frequentaram a Escola Superior Politécnica nos cursos de Economia e Gestão e Informática e Gestão.


Na sua intervenção, o director geral do Instituto Superior de Ciências da Educação ISCED no Uíge, Círio Francisco Caetano, pediu aos recém-licenciados no sentido de porem em prática,  com zelo e dedicação, os conhecimentos adquiridos por forma  a contribuírem no
desenvolvimento do país e na formação das gerações vindouras.


"O país precisa de progredir na marcha imparável para o desenvolvimento humano, tecnológico, científico e cultural, para tal, precisa de homens formados com a mente lúcida e vontade determinante na busca de soluções dos problemas que afligem a humanidade em geral", frisou o reitor.


O responsável lembrou ainda que a qualidade de ensino no país depende de vários factores, para isso, augurou a necessidade de se pautar na moralidade, com vista a garantir maior conservação dos valores éticos, cívicos e morais.


Na ocasião, aconselhou os recém-licenciados e os estudantes em geral, no sentido de continuarem com as tecnologias de investigação, com vista a fortalecer cada vez mais os conhecimentos.


"Não basta a obtenção de títulos académicos, mas sim, munir-se de sabedoria, ter habilidades e competências que permitam actuar positivamente no exercício das actividades que visam o desenvolvimento integral do país", acrescentou.


Numa mensagem, os finalistas pediram encarecidamente o governo da província, no sentido de acelerar as obras de construção e funcionamento da Universidade Kimpa Vita que compõe a sétima região académica, para a implementação de mais cursos com realce para a a medicina, direito e agronomia.


"A abertura do curso de agronomia na Universidade Kimpa Vita se  justifica pelo facto de nesta altura a província do Uíge possuir um elevado número de técnicos médios agrónomos com vontade de prosseguir a sua formação superior", lê-se na mensagem.


O governador da província do Uíge, Paulo Pombolo que presidiu a cerimónia de outorga de diplomas, manifestou-se satisfeito pelo facto da província possuir um elevado número de licenciados e bacharéis em vários cursos, pedindo aos finalistas para se associarem aos esforços do governo, com vista a alcançar-se um rápido desenvolvimento da província.


"O governo da província em colaboração com o Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia está a trabalhar na criação de condições adequadas para a diversificação de cursos superiores na província para dar maior oportunidade aos jovens que precisam de prosseguir a sua formação superior", avançou o governante.


O ISCED já formou 492 licenciados e bacharéis desde a sua abertura em 1997.

 

                                                                                                    Angop

Archivos

Ultimos Posts