Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Instalações Do Gabinete De Gestão Do Uíge Em Estado De Abandono.

Publicado por Nkemo Sabay activado 11 Octubre 2010, 08:44am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 


Lisboa - O gabinete  Técnico de Gestão dos Programas dos Investimentos Públicos (GTGPIP) da Província do Uíge encontra-se numa aparente situação de paralisação. As suas instalações  localizada nas imediações  da antiga fabrica de refrigerantes Bangola do norte estão inactivas e cheias de capim (que cresceu). O seu coordenador Pedro Luis da  Fonseca não é igualmente visto na província.


O GTGPIP  é uma estrutura criada pelo Presidente José Eduardo dos Santos para as  províncias que na altura estavam a ser dirigidas por governadores provenientes da UNITA, a luz dos acordos de Lusaka. A  criação desta estrutura produziu desconfianças de  que serviriam para actuar com o estrutura sombra destinada a  anular eventuais protagonismo dos governadores do partido de Jonas Savimbi. 

 

Em províncias como Kuando Kubambo, Uige e Lunda, o GTGPIP tinha a missão de ter sob sua alçada as obras de construção. Tem o seu próprio orçamento e os  investimentos para as províncias passam igualmente por este gabinete de iniciativa  presidencial.

 


Ao tempo do consulado do  Governador Mawete João Baptista, este denotada desconfortado com a situação tendo inclusive advertido ao Presidente sobre a desnecessidade da existência do referido Gabinete.

 

 Nesta mesma província o GTGPIP foi responsável pela compra de aparelhos, viaturas  para a delegação da TPA, e pela construção de algumas  escolas. Foram também gastos “milhões” com a electrificação da cidade através de placas solares. Em menos de dois anos, os postos deixaram de funcionar. O actual governador Paulo Pombolo teve de ordenar a montagem de outros postos. (Foi também  aprovada  a minuta da Segunda Adenda ao Contrato de Empreitada para a Construção do Sistema de Transmissão de Energia Eléctrica de 220 KV Uíge-Maquela do Zombo).

 

A província é   actualmente dirigida temporariamente por um  Vice- governadore,  Nazário Pedro Vilhena Bomba que responde pelo  Sector de Organização e Serviços Técnicos. O governador Paulo Pombolo  encontra-se a mais de três meses, em Espanha, por razões de saúde.  Há informação salientando que o mesmo terá perdido a fala em conseqüência da doença que enfrenta.  Perdeu a mãe a cerca de três semanas tendo ficado impossibilitado de se deslocar a Luanda.

 

                                                                                     CLUB-K.NET

Archivos

Ultimos Posts