Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Início do ensino secundário na Damba.(2)

Publicado por Muana Damba activado 5 Noviembre 2011, 14:21pm

Etiquetas: #Coisas e gentes da Damba

 

Por José Eduardo Oliveira Xavier.

 

Eu acho que os professores que abriram o ensino secundário na Damba foram o Professor António Panzu e o actualmente Jornalista da ANGOP José Eduardo Xavier (Língua Portuguesa) e só depois o número foi crescendo com a transferência dos outros do Uíje para a Damba, como o Manuel Tomás, Kwavita Waku, Marcelo Nlandu, Salay, João Baptista, os cubanos e outros de cujos nomes, e perdoem-me, não me recordo.

 

DJ Yeye na Escola da Missão-Damba

Edifício da escola do 2° nível do ensino de base na DAMBA(antiga missão católica).


 

 O João Nicolau nunca foi professor na Escola Preparatória da Damba, mas sim na Escola Primária da Missão da Damba, quando veio de Maquela do Zombo.

 

 

 

Antes da abertura da Escola Preparatória da Damba existiu uma equipa de professores que se destinavam a integrar os concidadãos regressados do Congo Democrático e os superavam no domínio da língua portuguesa dos quais faziam parte Paulo dos Santos Júnior(Paulito) Miguel Kiame, António Panzu, José Xavier.

 

 

 

Nessa altura, o professor João se encontrava fora da Damba (Uíje ou Luanda) a definir o seu rumo e só mais tarde regressou já como professor da Escola Preparatória do Uíje e nunca da Damba.

 

Para mais dicas, estamos disponíveis.

 

 

En reacção do artigo: http://www.muanadamba.net/article-inicio-do-ensino-secundario-na-damba-85029538-comments.html#anchorComment.

 

 

 

 

 

Archivos

Ultimos Posts