Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Inaugurada nova administração comunal de Camantambo

Publicado por Muana Damba activado 2 Septiembre 2012, 05:29am

Etiquetas: #Notícias da Damba

 

Uíge - O governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, inaugurou nesta segunda-feira, na comuna de Camantambo, município da Damba, 237 a Nordeste da cidade do Uíge, as novas instalações da administração comunal de Camantambo, no âmbito do programa de melhoramento das condições dos trabalhadores da administração.
 
 
Pretende-se ainda com as mesmas prestar bom serviço à população.
 
 
Construída no quadro do programa de Desenvolvimento Rural e Combate à Fome e à Pobreza, a infra-estrutura de um piso comporta uma sala de recepção, secretaria-geral, gabinetes dos administradores comunal e seu adjunto, distintas repartições e secções, sala de reunião, balneários e outros compartimentos.
 
 
Na mesma localidade, Paulo Pombolo inaugurou o sistema de captação, tratamento e distribuição de água potável à população da sede da comuna e da aldeia Cabembo, construído pelo Executivo provincial, no âmbito do programa "Água para todos".
 
 
O sistema, devidamente estruturado, comporta uma conduta de água, através de um grupo gerador com maior capacidade, um tanque com capacidade para 50 mil litros cúbicos, cinco chafarizes dos quais três na sede da comuna e dois na aldeia Cabembo e duas lavandarias.
 
 
A água não é tudo, a população da sede da comuna beneficiou também de um sistema de iluminação pública, através de painéis solares que o Executivo instalou naquela localidade, o que melhorou bastante a circulação de pessoas durante o período nocturno.
 
 
O administrador comunal de Camantambo, Sacala Lunguani, manifestou-se satisfeito pela melhoria das condições do funcionamento da instituição local, bem como a melhoria do abastecimento da água potável aos habitantes, visto que anteriormente percorriam vários quilómetros para conseguirem a água, o que causava vários embaraços à população.
 
 
Sacala Lunguani enalteceu os programas e projectos que o governo tem vindo a implementar nas comunidades, melhorando assim significativamente as condições de vida da população, quer nas zonas urbanas, quer rurais, facto que incentiva cada vez mais a população a confiar nas acções do Executivo.
 
 
Depois do corte de fita, Paulo Pombolo pediu encarecidamente aos habitantes a cuidarem do património que o governo colocou à disposição, por forma a que nas próximas ocasiões possa executar outros projectos em falta, para garantir cada vez mais a melhoria das condições de vida dos habitantes.
 
 
O governador garantiu que depois das eleições, o executivo provincial vai reabilitar e terraplenar a estrada que liga a sede do município da Damba à comuna de Camantambo, num percurso de mais de 40 quilómetros, com vista a garantir a circulação condigna de pessoas e o escoamento de mercadorias.
 
 
Para si, caso se concretize a vitória do MPLA nas eleições, o governo vai continuar a melhorar as condições básicas de vida da população, principalmente nas zonas rurais, por forma a equilibrar o desenvolvimento do país.
 
 
A comuna de Camantambo situa-se a quase 40 quilómetros a Nordeste do município da Damba. É composta por quatro regedorias (Tande, 27 de Janeiro, Quipaxe e Songue), 26 aldeias e com uma população estimada em 5.503 habitantes, organizados em 11 associações e duas cooperativas agrícolas.
                                                                                                                Angop


Archivos

Ultimos Posts