Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Inaugurada linha de transporte de energia eléctrica Lucala/Uíge.

Publicado por Nkemo Sabay activado 28 Diciembre 2010, 02:45am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

618132349
 A província do Uíge conta, desde segunda-feira, com um novo sistema público de fornecimento de energia eléctrica, a partir da barragem de Kapanda, com a inauguração oficial da linha de transporte, de 220 quilovolts (KV), Lucala/Uíge.
 
A inauguração do empreendimento coube ao secretário de Estado da Energia, João Baptista Borges, em representação da titular da pasta, Emanuela Vieira Lopes, na presença do governador do Uíge, Paulo Pombolo, de membros do governo da província, representantes das autoridades tradicionais e entidades religiosas.
 
O projecto, gizado pelo Executivo, cuja responsabilidade de execução e materialização esteve a cargo do Ministério de Energia e Águas (Minea), possui 211 quilómetros de extensão de linha de transporte desde o município do Lucala, província do Kwanza Norte, até ao Uíge.
 
Numa primeira fase, o programa vai beneficiar as cidades do Uíge e Negage, com o fornecimento de 60 KV, bem como os municípios de Samba Cajú e Camabatela, assim como a povoação de Pombos de Sonhe, na província do Kwanza Norte, com 30 KV, atendendo que a linha passa também por essas regiões.
 
A obra foi executada pelo Consórcio de Construção de Linhas de Transportes (CCLT), composto pelas empresas Odebrecht, Isolux e Elecnor, o processo de fiscalização foi feito pela firma KSU, enquanto que a supervisão esteve sob a égide do Gabinete de Aproveitamento do Médio Kwanza, instituição afecta ao Minea.
 
A entrada em funcionamento deste novo sistema de distribuição pública de energia, que é mais eficaz do que a anterior fonte energética, vai permitir substituir os grupos geradores, movidos a diesel, das principias cidades das províncias.
 
A segunda fase do projecto, cujo arranque está previsto para o primeiro trimestre de 2011, vai ligar a cidade do Uíge ao município da Maquela do Zombo, e vai beneficiar outras localidades mais ao norte da província.
 
Este programa se enquadra na estratégia do Executivo que visa o aumento e a melhoria no fornecimento de energia eléctrica a todo país, com vista a um desenvolvimento rápido e eficaz de Angola, assim como elevar o nível de vida da população.
                                                                                           Angop

Archivos

Ultimos Posts