Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Inaugurada catedral da Igreja Tocoista

Publicado por Muana Damba activado 18 Agosto 2012, 03:52am

Etiquetas: #Religião

 

Angop
Catedral da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo
Catedral da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo
  
Luanda – A Catedral da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (Tocoista), situada no distrito urbano do Kilamba Kiaxi, em Luanda , foi hoje , sexta-feira , inaugurada numa cerimónia presidida pela ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, em representação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
 
O acto iniciou com a entoação do Hino Nacional seguido do descerramento da placa e de um monumento composto por uma coluna em que no seu cume está colocada uma estrela, símbolo da Igreja Tocoista.
 
A obra, construída em estilo medieval, teve início em 2001, e comporta todos os aspectos arquitectónicos modernos, tendo a mesma sido concluída por uma empresa chinesa, a qual manifestou o seu interesse em continuar a colaborar com Angola na sua reconstrução.
 
Com a capacidade de albergar cerca de 30 mil fieis sentados, o seu interior está equipado com um sistema interno de televisão que permite a todos os fiéis assistirem o culto na sua totalidade através de ecrãs montados para o efeito.
 
Orçada em 30 milhões de dólares, a Catedral da Igreja Tocoista é considerada como o maior da África Austral, e constitui um orgulho para todos os angolanos e não só, uma vez que o mesmo foi enaltecido por diversos líderes religiosos, políticos e governantes.
 
O acto contou com a presença de cerca de 60 mil fieis desta congregação religiosa, membros do Executivo angolano, representantes de partidos políticos, e convidados.
 
A Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo ( Tocoista) foi relembrada a 25 de Julho de 1949 pelo profeta Simão Gonçalves Toco, está reconhecida pelo Estado Angolano, bem como está implantada em vários países africanos, da Europa, América Latina e Ásia.
Tocoísmo filia-se na linha dos movimentos messiánicos - Ministra da cultura  

Angop
Interior da Catedral da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo
Interior da Catedral da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo

 O Tocoismo  filia-se na  linha dos movimentos messiánicos que no caso de Angola  deu os primeiros sinais nos finais do século XVIII  no antigo Reino do Congo e  os seus precursores  recorreram a tradicção africana a que incorporaram os valores da cultura  europeia  num pleno exercicio de secretismo  religioso abraçaram o cristianismo.

 

 Esta consideração é da ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, quando discursava hoje, sexta-feira, em  representação do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, na inauguração da Catedral da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (Tocoista) situado  no distrito urbano do Kilamba Kiaxi em Luanda.

 

 “Por este facto  os tocoistas tiveram que enfrentar  todo um conjunto  de vicissitudes daquela época pela postura da sua liderança apostada na manutenção de um identidade própria  e uma Igreja assumida como patriota e angolana”, realçou

 

 Na óptica da membro do executivo, a sua  presença na cerimónia  acto em representação do Presidente da República  é um sinal inequívoco das boas relações  que o Excutivo Angolano tem com a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo liderada pelo bispo Afonso Nunes.

 

 “A nossa presença  neste actor reflecte bem a importância do envolvimento do  Executivo angolano  numa parceria que se quer cada vez mais forte  com a Igreja Tocoista. É tambem  um sinal de respeito e de adimiração que o  Chefe do Executivo  tem com a a Igreja angolana em geral e com a  comunidade tocoista em particular”, sublinhou.

 

 Rosa Cruz e Silva realçou que “neste momento de transmissão e alegria incontida  porque esta comunidade  realiza um sonho que levou mais de uma década a concretizar –se revela tambem  a preseverança, o espirito de sacrificio dos seus membros da sua liderança, exprimindo os valores mais altos da cultura angolana”.

 

 Referiu que a solidariedade foi  exercitada plenamente  com os esforços da comunidade tocosita,  dos seus amigos concretizando  a construção da Catedral   a qual  constitui uma realização que deve orgulhar todos os angolanos.

 

“Podemos afirmar que as batalhas travadas que permitaram ultrapassar todos obstáculos e trilhos  percorridos  resultaram numa obra que não está apenas expressa nas paredes  deste grande  templio  que hoje inauguramos, mas acima de tudo  de toda a espiritualidade que lhe está associada”,  sublinhou.

 

Considerou tratar  de um verdadeiro tributo prestado aos precursores da  Igreja  que tem sabido  ultrapassar e contoirnar todas as barreiras impostas ao longo de toda a sua trajectoria deixaram um legado Tocoista que tendo sido  bem  interpretado e exercitado pelo bispo Afonso Nunes  alcançou hoje a merecida vitória .

 

O acto contou com a presença de cerca de 60 mil fiéis desta congregação religiosa,  membros do Executivo angolano, representantes de partidos poiliticos  e convidados.

 

A Igreja de Nosso  Senhor Jesus Cristo no Mundo ( Tocoista) foi relembrada  a 25 de Julho de 1949 pelo profeta Simão Gonçalves Toco, está reconhecida pelo Estado Angolano,bem como está  implantada em vários países  africanos, da Europa,  América  Latina e Ásia.


                                                                                                          Angop




Archivos

Ultimos Posts