Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Igreja Tocoísta constrói memorial.

Publicado por Nkemo Sabay activado 3 Marzo 2011, 12:28pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Por Filipe Eduardo

Bispo Afonso Nunes visitou o local onde vai ser erguido o memorial

 

Fotografia: Filipe Eduardo

Um memorial em homenagem aos fiéis tocoístas mortos pelo regime colonial português, devido à sua confissão religiosa na altura proibida, vai ser erguido no município do Negage.


É uma obra da responsabilidade da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, também conhecida por Igreja Tocoísta, em homenagem a Simão Toco, o seu fundador.  A colocação da primeira pedra aconteceu domingo e foi feita por Afonso Nunes, líder desta mesma igreja, na presença de cerca de cinco mil fiéis, muitos deles idos de Luanda. Com uma altura de 12,5 metros, o monumento, a cerca de cinco quilómetros da cidade, na via que liga Negage a Sanza Pombo, vai ser construído pela empresa chinesa ANATON. 
No mesmo local, vão ser construídas casas de trânsito, hospital, escolas para a comunidade, entre outros empreendimentos sociais. Para o líder tocoísta, o acto significa o virar de uma página na história da igreja.


 “Sabemos que vivemos momentos muito difíceis e turbulentos, mas hoje a igreja está a tomar o seu curso normal e assim vai procurar reviver a história, colocando marcos como acabamos de fazer para que o tempo não se encarregue de apagar tudo”, sublinhou o líder religioso. 


Afonso Nunes adiantou que as mais de cem pessoas enterradas neste local, numa vala comum, foram recolhidas em vários pontos da região norte de Angola, por professarem a fé cristã dentro das latitudes da sua terra. 


“Acreditamos que daqui em diante faremos coisas mais importantes, não somente em memória daqueles que descansam no Senhor por causa da obra, mas, também, para a realeza da própria obra e do próprio nome do fundador da igreja”, afirmou.

 

                                                                                                   J.A

Archivos

Ultimos Posts