Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


IERA lança programa de combate à malária no município do Songo

Publicado por Muana Damba activado 4 Septiembre 2013, 14:03pm

Etiquetas: #Religião

 

 

 

Mais de 40 mil habitantes do município do Songo, na província do Uíge, estão a beneficiar desde terça-feira de um projecto de combate e prevenção à malária, implementado pela Igreja Anglicana em Angola, cujo lançamento do mesmo foi orientado pela coordenadora do projecto “Nest For Life”, Luísa Domingos Garcia.

 

O acto simbólico do lançamento do programa foi testemunhado pelo bispo da igreja Anglicana em Angola, dom André Soares, pela administradora municipal do Songo, Adelina Figueiredo Pinto, membros da direcção provincial da saúde do Uíge, autoridades tradicionais e outras individualidades.

 

Adelina Figueiredo Pinto reconheceu que o município do Songo é rico em terras aráveis, possuindo diversas florestas que possibilitam a multiplicação de mosquitos, que são os principais vectores do paludismo que assola a região.

 

“Por isso, o governo angolano tem colocado em primeira instância a resolução dos problemas da saúde, como sendo a preocupação de todos angolanos. Provas concretas está em curso no país o programa de municipalização dos serviços de saúde que permitem dar respostas no combate da malária em todo o país”, disse.

 

O bispo da Igreja Anglicana em Angola, dom André Soares, disse que o projecto veio para ajudar toda a gente, apontando como objectivo a redução da “morbi-mortabilidade” materno e infantil e apelou a população em geral para se engajarem na implementação das medidas de prevenção para o êxito do programa.

 

Por seu turno, a coordenadora do projecto “Nest For Life”, Luísa Domingos Garcia, frisou que o programa de combate à malária ora lançado é uma iniciativa da Agência Episcopal de Desenvolvimento da Igreja Anglicana dos Estados Unidos de América, para com todas as dioceses Anglicanas em África, devido à prevalência do índice da malária que tem causado a mortalidade materno-infantil.

 

“Em Angola o programa começou em 2006, nas províncias do Cunene, nos municípios de Kwanhama, Namacunde, Onjiva e Coroca, já na província do Uíge, nos municípios de Mucaba, Negage, Uíge e Sanza Pombo, num período de cinco anos, cujos resultados são animadores”, recordou.

 

O município do Songo é um dos 16 que compõem a província do Uíge, possui 2.800 Km2 distribuídos em uma comuna, 13 regedorias, 81 aldeias e uma população estimada em 44 mil habitantes, na sua maioria camponesa.

 

 

 

                                                                                                        Angop

 

 

 


Archivos

Ultimos Posts