Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Hospital municipal da Damba necessita de médicos e enfermeiros

Publicado por Muana Damba activado 30 Mayo 2012, 11:49am

Etiquetas: #Notícias da Damba

 

 

Novo hospital da Damba

 

Uíge - O Hospital Municipal da Damba, província do Uíge, necessita de pelo menos três novos médicos especializados nas áreas de oftalmologia, ortopedia e laboratório de análises clínicas, com vista a assegurar um melhor atendimento aos doentes.

 


A informação foi avaada à Angop hoje, terça-feira, pelo chefe da Repartição Municipal de Saúde na Damba, Lumueno Filipe, salientando serem também necessários 35 novos enfermeiros entre técnicos médios e básicos, bem como parteiras tradicionais.

 

 
Lumueno Filipe referiu que actualmente o sector de saúde a nível do município está assegurado por 63 enfermeiros na sua maioria técnicos médios de saúde e três médicos especializados em cirurgia, medicina geral e pediatria, numero que não tem sido suficiente tendo em conta a demanda dos doentes que afluem nas unidades sanitárias da circuinscrição.

 

"A nossa intenção é de colocar um médico em cada comuna tendo em conta a distância que separa as mesmas da sede do município e três ou mais enfermeiros em cada posto de saúde, visto que actualmente trabalhamos com um enfermeiro em cada posto de saúde,  o que tem vindo a motivar enchentes nas unidades sanitárias e o excesso de trabalho aos técnicos", realçou. 

 

Segundo o técnico, desde o alcance da paz efectiva e reconciliação nacional no país, o município da Damba já beneficiou de um hospital municipal de referencia com serviços de saúde de alta qualidade, 14 postos de saúde.

 

O técnico defendeu também a necessidade de construção de residências para os enfermeiros e médicos,  facto que facilitou o atendimento a população que anteriormente percorrem centenas de quilómetros para alcaar os serviços de saúde.

 

"Todas infra-estruturas sanitárias existentes no município da Damba, foram construídas no âmbito dos  programas de Investimentos Públicos, Desenvolvimento Rural e Combate à fome e à pobreza, bem como o de Municipalização dos serviços de saúde", afirmou.

 

Lumueno Filipe avançou que apesar da melhoriaalcaada no sector, a Repartição Municipal em colaboração com a Administração Municipal,  está cada vez mais apostada no alargamento e aproximação dos serviços de saúde nas comunidades.

 

Face a esse desiderato, realçou, está em curso a construção de quatro novos postos de saúde e a reabilitação dos outros nas comunas de Nkusso Mpete, Lemboa e nas localidades de Quimbunga Pedro, Madimba e Mbemba Cazumbi.

 

Segundo ele, o objectivo é melhorar e encurtar a distância que a população tem vindo a percorrer para encontrar os serviços de saúde, visto que o município possui localidades muito longínquas sobretudo as comunas da Lemboa, Nkusso Mpete e outros sectores e regedorias.

 

O municipio da Damba está situado a 197 quilómetros norte da cidade do Uíge, com uma extensão geografica de 17. 920 quilómetros quadrados. Tem como limites administrativos, a norte com o municipio de Maquela do Zombo,  Cuimba (provincia do Zaire), a leste com os municípios dos Buengas e Sanza Pombo, a sul com Bungo e a oeste com o municipio de Bembe.  

 

 

                                                                                                          Angop

 

 


Archivos

Ultimos Posts