Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Hoje é Dia Internacional da Língua Materna.

Publicado por Nkemo Sabay activado 21 Febrero 2011, 14:12pm

Etiquetas: #Notícias do país

 




  Angop
UNESCO reconhece o papel da língua materna como vector da identidade cultural
UNESCO reconhece o papel da língua materna como vector da identidade cultural
 

Luanda – Celebra-se hoje, 21 de Fevereiro, o Dia Internacional da Língua Materna,  proclamado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em 17 de Novembro de 1999.


A data, reconhecida formalmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas, é comemorada desde Fevereiro de 2000 com o objectivo de promover a diversidade linguística e cultural e o plurilinguismo.


Esta comemoração impulsionou, assim, os esforços dessa organização internacional para proteger as quase seis mil diferentes línguas existentes no mundo e, ao mesmo tempo, preservar a diversidade cultural.


O Conselho Geral, órgão supremo da UNESCO, reconheceu o papel que tem a língua materna, não só no desenvolvimento da criatividade, da capacidade de comunicação e na elaboração de conceitos, como também no facto de que as línguas maternas constituem o primeiro vector da identidade cultural.


Numa mensagem, por ocasião da data, a UNESCO considera que, como verdadeiros mananciais de conhecimento, as línguas também são o ponto de partida básico na busca por maior sustentabilidade no desenvolvimento e, para criar relações mais harmónicas com o meio ambiente e com as mudanças.


“As línguas maternas têm um papel fundamental em nossas vidas, pois são o meio pelo qual verbalizamos o mundo pela primeira vez, sendo as lentes pelas quais começamos a entendê-lo. O Dia Internacional da Língua Materna é o momento de reconhecer a importância destas e de nos mobilizarmos pelo plurilinguismo e pela diversidade linguística”, lê-se na mensagem.


Segundo o documento, as línguas oferecem o suporte lógico para o uso das tecnologias de informação e da comunicação que, por sua vez, representam uma nova fronteira para promover a diversidade linguística.


Acrescenta que “a UNESCO tem o compromisso de promover o plurilinguismo na Internet. Essas metas norteiam o trabalho da UNESCO com a Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números”. 

Este ano, a data comemora-se sob o lema “Todas as línguas têm vínculos com suas origens e seus empréstimos, mas cada língua é uma fonte única de significado para entender, escrever e expressar a realidade”.


Em Angola, o português é a única língua oficial, mas o país conta com quatro línguas  reconhecidas como nacionais:  o  tchocué,  kikongo,  kimbundu , umbundu e mais outras línguas africanas e inúmeros dialectos.


O principal grupo étnico bantu é o dos Ovimbundu, que se concentra no centro-sul do país, ou seja, no Planalto Central e algumas áreas adjacentes, especialmente na faixa litoral a Oeste do Planalto Central.


Os Ovimbundu constituem hoje um pouco mais da terceira parte da população, e a sua língua, o umbundu, é a segunda língua mais falada em Angola (a seguir ao português) com quatro milhões ou mais de falantes.

 

 

                                                                                               Angop

 

Archivos

Ultimos Posts