Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


História da Damba- Episódios Soltos (5)

Publicado por Muana Damba activado 9 Febrero 2012, 05:17am

Etiquetas: #Fragmentos históricos da Damba

 



..” Serviço da República – Coluna de Operações no Pombo e Sosso nº 1

Cópia – “Está conforme – Secretaria Militar do Governo do Distrito do Congo, em Cabinda, 17
de Setembro de 1914 .. assinada: Chefe da Secretaria ( Assinatura elegível)

“Maquela do Zombo, 2 de Fevereiro de 1914 -- Ilmo. Exmo. Sr. Governador do Distrito do Congo Major V. de Lacerda, comandante nomeado da mesma coluna.

 

– É tão anormal a situação destas regiões que não posso deixar de, deixar sobre as ocorrências que se estão dando, informar V.Ecia , pois que dia a dia se vão agravando os sintomas deste mal que, se se alastrar por Maquela, não é fácil prever ao que pode levar-nos.

 

Rm2485 174

 

– Deposto o Rei do Congo por um famigerado Buta, conseguiu assenhora-se da situação impondo por tal forma o terror que hoje é ele quem põe e despõe de tudo, chegando, segundo me informaram, a passar ás Irmãs que retiraram de S. Salvador, salvos condutos! É inacreditável, e a que tal ponto isto chegou, que há uns 15 dias, seguiu para ali um alferes com 30 praças a pedido do encarregado do posto, força que “consta” ter chegado sem novidades, posto que oficialmente nada consta, e isto soube-se por intermédio da Missão do Quibocolo!

 

– Buta, conserva em todos os caminhos e povos gente sua que impõe terror, não permitindo o transito chegando a queimar os povos do Caio, de que é chefe o soba Álvaro Tangue, e de que os povos fugiram em direcção da região entre os rios Fulege e Luango , e Buta conhecedor disso veio queimar os povos e capturar gente! Que os povos perseguidos passaram o rio Luango, para a Circunscrição de maquela e que já foram ameaçados de extermínio pelo referido Buta. Em vista disto o Administrador da Circunscrição, pediu força ao comando Militar que embora já tenha muito pouco ( 30 praças), visto rer ido para Salvador 30 ( que pertencem á coluna).

 

 

                                                                                          Texto enviado por Artur Méndes.

 


Archivos

Ultimos Posts