Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Grupo Diassonama Teatro exibe peça na Liga Africana.

Publicado por Nkemo Sabay activado 19 Septiembre 2010, 05:44am

Etiquetas: #Cultura

 

Grupo teatral “Dadaísmo” durante uma exibição do espectáculo dramático “Olímias”

Fotografia: Jornal de Angola


O grupo Diassonama Teatro apresenta hoje e amanhã, às 20 horas, na LAASP (antiga Liga Africana) as peças “Tudo lá Djun” e “Ninfomania”, no âmbito do Dia do Herói Nacional, assinalado ontem, em homenagem ao primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto.
Segundo uma nota do grupo, a peça a ser exibida hoje “Tudo lá Djun”, expressão popular do quotidiano angolano, utilizada maioritariamente pela juventude, narra a história de Papá Paulo que recorre à feitiçaria para obter mais clientes e consequentemente mais lucros na venda de álcool. A peça pretende levar o público a reflectir sobre o consumo excessivo de álcool por parte da sociedade a as suas consequências.
Para o Diassonama, o texto da peça possui uma importante vertente pedagógica, destinada a chamar a atenção do público para a necessidade de se reduzirem os índices de consumo de álcool, sobretudo entre a juventude, com vista a ter-se, cada vez mais, cidadãos lúcidos, formados e que possam contribuir para o desenvolvimento sócio-cultural do país.
A outra peça, tal como o nome indica, gira em torno da ninfomania, uma perturbação da libido de algumas mulheres, que as leva a serem sexualmente compulsivas e o correspondente feminino ao vulgarmente designado por “tara sexual” masculino.
Diassonama, “está escrito” em kikongo, foi fundado em 1999, na Paróquia de São Joaquim. Actualmente é composto por oito elementos e tem no seu repertório as peças, “Os Filhos da Tragédia”, “O Mulherengo”, “O Panina”, “Por Amor”, “Entre um quarto e sala”, “Tudo lá Djum”, “O Santo Luandino”, “A Filha do Pai”, “A Ninfomania” e “A Outra Face”. Brevemente vai estrear a peça “O Quarto”.
O grupo classificou-se em terceiro lugar no Prémio de Teatro Cidade de Luanda, em 2004, com a peça “O Santo Luandino”, venceu duas edições do Prémio da DSTV (melhor grupo e a peça mais popular do mês, em Fevereiro e Abril de 2006, com as peças “O Mulherengo” e “O Panina” ) e participou na terceira edição do Festival Vozes de África, na província do Huambo.

 

                                                                                                                                                J.A

Archivos

Ultimos Posts