Uíge - A capacitação dos membros integrantes do grupo constitui a principal preocupação do responsável do colectivo cultural Zombo dia Kanda, Pedro Luvuezo, com vista a levar o mesmo a dignificar a cultura angolana.
Em declarações hoje, quarta-feira, à Angop, Pedro Luvuezo disse que o grupo cultural, com 120 integrantes, entre adultos e crianças, está a promover acções periódicas de capacitação sobre noções históricas da cultura nacional, respeito as normas que regem o país, controlo emocional em tempo de exibições.
O responsável que está a frente do grupo há mais de 30 anos, começou com um número ínfimo de pioneiros da OPA, em comemorações de efemérides nacionais e internacionais, e hoje conta com mais 60 adultos oriundos dos diversos municípios da província do Uíge.
“ Vamos reforçar os métodos para o domínio do uso de instrumentos musicais tradicionais e outros, para dar aos jovens um conhecimento sobre artes”, assegurou.
Instado sobre a participação ao Carnaval edição 2014, garantiu que o grupo está preparado para o desfile geral, quer de adultos como infantis.
Zombo dia Kanda, que existe há mais de 30 anos, tem como objectivo alcançar classificações aceitáveis em eventos, tanto de carácter nacional como internacional.
Angop