Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Governo conclui estudos de pólos de desenvolvimento industrial do Soyo, Uíge e Kunje

Publicado por Muana Damba activado 5 Julio 2012, 09:23am

Etiquetas: #Notícias do país

 


Lubango - O Instituto de Desenvolvimento Industrial de Angola, afecto ao Ministério da Industria, Geologia e Minas, concluiu os estudos de engenharia dos Pólos de Desenvolvimento Industrial (PDI) do Soyo com mil 132 hectares, do Uíge (210) e dos 239 hectares correspondentes à primeira fase do Kunje (Bié).
 
De acordo com um relatório do organismo chegado hoje à Angop, o Executivo angolano está a implementar a construção dos PDI de Viana (Luanda), Catumbela (Benguela), Lucala (Kwanza Norte) e Fútila (Cabinda), no âmbito do subprograma de criação de infra-estruturas de apoio ao desenvolvimento industrial.
 
Neste contexto, estão também em fase de conclusão os estudos de engenharia dos PDI do Dondo (Kwanza Norte), Caála (Huambo) e Saurimo (Lunda Sul), enquanto se reabilitam os projectos estruturantes e se modernizam as fábricas Textang II e África Têxtil, bem como se projecta a construção de uma fábrica de cimento no Kwanza Sul. 
 
Estão igualmente em projecção e construção as fábricas de fiação e descaroçamento, centro industrial de tecnologia avançada, um centro profissional de nível avançado para ministrar cursos nas áreas de máquinas e ferramentas, mecânica auto, electrotecnia e instalação industrial (Soldadura e Canalização).
 
Constam igualmente do programa a construção de sistemas de refrigeração e ar condicionado, Informação e Comunicação (Tecnologia de Informação e de telecomunicações), bem como foram concluídos estudos de viabilidade das indústrias de laminagem no Porto Amboim (Kwanza Sul), de fertilizantes no Soyo (Zaire) e de açúcar no Cunene.
 
Encontram-se em fase de estudo projectos de fertilizantes no Soyo (Zaire) e de açúcar no Cunene, enquanto o projecto de uma indústria de refinação de alumínio na Baía Farta, os seus estudos encontram-se ainda numa fase embrionária.
 
No tocante ao subprograma de substituição de importações, estão em construção fábricas para confecção de artigos de plástico, montagem de viaturas, produtos alimentares, cerâmicas, gases industriais, chapas de zinco, refrigerantes, cerveja, vidro, bebidas espirituosas, tintas e vernizes.
 
Ainda neste domínio, está em curso a edificação de unidades para fabrico de alfaias agrícolas, tubos de ferro, aço, colchões de espuma, estruturas metálicas, artefactos de betão, transformação de madeira, transformação de mármores e granitos, componentes eléctricos e produtos higiénicos.
 
O programa do Sector da Indústria Transformadora para o período 2009-2012 aponta para a implementação de subprogramas/projectos de criação de infra-estruturas de apoio ao desenvolvimento industrial: Construção dos Pólos de Desenvolvimento Industrial de Viana, Catumbela, Fútila, Lucala, Soyo e Dondo.
 
O subprograma de Substituição Competitiva das Importações e Fomento das Exportações, com a criação de agro-indústrias (fábricas de açúcar e álcool, de óleo vegetal, transformação de hortofrutícolas, descasque de arroz e transformação de mandioca, bem como descasque e torrefacção de café), também constam do plano de prioridades.  
 
Prioridade será dada igualmente às unidades fabris massas e bolachas, conserva de peixe, de mel e cera), bebidas, materiais de construção (cerâmicas, siderurgias, indústrias de vidro, tintas e vernizes, mosaicos pregos), de curtumes e peles, de embalagens, têxtil, papel e outras estruturantes, como fábrica de alumínio, de fertilizantes (amónia e ureia), metanol, etileno.
 
O programa contempla também um subprograma de reconstituição do capital humano, com a implementação de um centro industrial de tecnologia avançada, permitindo a implantação, no período de 2008 a 2011, de 380 unidades indústrias e criação de quatro 120 novos postos de trabalho.
                                                                          
                                                                                                              Angop
 

Archivos

Ultimos Posts