Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Governante quer colaboração da população na implementação dos programas 2012/2017

Publicado por Muana Damba activado 5 Febrero 2013, 14:12pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Uíge - O governador provincial do Uíge em exercício, Carlos Mendes Samba, pediu segunda-feira, na comuna do Alto Zaza, município de Kimbele, mais de 300 quilómetros a Nordeste da cidade do Uíge a colaboração da população na implementação dos programas traçados pelo governo para os próximos anos, 2012 a 2017, visando o desenvolvimento sustentável da região. 
 
Ao intervir no acto provincial alusivo ao Dia do Início da Luta Armada (4 de Fevereiro), sob o lema "honremos os nossos heróis promovendo a solidariedade social", admitiu que tal programa defende uma das intenções; o Combate à Fome e à Pobreza, bem como o aumento da qualidade de vida da população. 
 
Asseverou que a responsabilidade da sua concretização é um dos motivos que reflecte a liberdade para a qualidade de vida cada vez mas melhor das comunidades, servindo a população com lealdade.
 
"Nesta circunscrição havíamos prometido várias acções que garantem a melhoria das condições de vida da população e aos poucos estamos a erguer várias infra-estruturas, começando pela asfaltagem do troço que liga o município e a sede da província que brevemente terá o seu fim, projectos de água potável e mais", realçou. 
 
O que se pede nesta localidade e não só, disse, é a colaboração de todos os cidadãos, com vista a concretizar-se os programas saídos das eleições gerais de 31 de Agosto do ano transacto.
 
"Com a vossa colaboração tudo que o governo agendou em prol dessas realizações será concretizado. Por isso é que o governo tem estruturas próprias onde cada um possa colocar os seus problemas que é Conselho de Auscultação e Concertação Social onde está representada incluindo a sociedade civil", fez saber. 
 
Adiantou ser o fórum onde cada representante pode colocar os problemas que afligem uma determinada localidade. 
 
Para Carlos Mendes Samba, o angolano deve seguir os ideais dos heróis de 4 de Fevereiro de 1961, data em que um grupo de patriotas organizados conseguiu enfrentar o colonialismo português. 
 
Na presença dos vice-governadores para o sector político e infra-estrutura, nomeadamente Maria Fernandes Silva e Silva e Afonso Luviluko, o responsável recordou ter sido na madrugada de 1961 que um grupo de patriotas nacionais organizados desencadeou um ataque à casa de reclusão e à cadeia de São Paulo, em Luanda, dando início à luta armada de libertação nacional. 
 
Depois de reconhecer a dimensão histórica de 4 de Fevereiro para os angolanos, disse que esse acto veio resultar no alcance da independência nacional, em 1975, e com o alcance da paz efectiva a 4 de Abril de 20002, hoje o angolano sente-se livre, para trabalhar em prol da reconstrução do país. 
 
Presenciaram o acto membros do governo da província do Uíge, administradores municipais, directores províncias, oficiais da Polícia Nacional, FAA, autoridades tradicionais, eclesiásticas, músicos e outros. 
 
Alto Zaza, uma das três comunas do município de Kimble, dista a 48 quilómetros a Leste da sede de Kimbele e a 328 da sede do Uíge. Tem uma população estima em 19 mil habitantes, distribuídos em três regedorias e 177 povoações. 
 
Tem uma população maioritariamente agrícola, embora a caça e o comércio sejam também fontes de subsistência.

 

 

                                                                                                           Angop

 

Archivos

Ultimos Posts