Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Governadora em exercício exalta papel do educador.

Publicado por Muana Damba activado 23 Noviembre 2011, 11:55am

Etiquetas: #Notícias da Damba

 

 

 

angola_bambini.jpgA governadora em exercício da província do Uíge, Maria Fernandes da Silva, exaltou terça-feira o preponderante papel desempenhado pelos educadores na transmissão dos conhecimentos éticos, cívicos e culturais na região.

 

A governante que interveio no acto central do Dia do Educador, assinalado a 22 de Novembro, e que juntou técnicos do sector, disse que o educador desempenha um papel chave no desenvolvimento económico, social e cultural da população.

 

“O educador é o espelho das nações cuja personalidade deve ser constituída por acções, atitudes ou comportamentos exemplares, disse, relembrando que foi no dia 22 de Novembro de 1976 que o primeiro presidente da República, António Agostinho Neto, declarou aberta a campanha de alfabetização, depois de ter sido gizada e aprovada como uma estratégia nacional para a erradicação do analfabetismo nas comunidades.

 

Realçou, na ocasião, que o executivo provincial tem desenvolvido acções tendentes a combater o analfabetismo no seio das comunidades em todos os municípios da província, para que muitos cidadãos possam contribuir no desenvolvimento do país.

 

Para o presente ano a nível da província do Uíge foram matriculados 19 mil 185 alfabetizando e estão assegurados por 553 alfabetizadores distribuídos nos diversos municípios, comunas, regedorias e aldeias da província.

 

Disse que este ano, a direcção provincial da educação em colaboração com o Governo, realizou um ensaio de alfabetização em língua nacional Kikongo em sete dos 16 municípios que compõe a província, nomeadamente, Uíge, Damba, Quitexe, Bembe, Ambuila, Songo e Maquela do Zombo.   

 

A província do Uíge possui actualmente três mil e 886 salas de aulas que correspondem à mil 141 escolas distribuídas em toda extensão da província.

 

Das infra-estruturas escolares existentes na região absorveram no presente ano 316 mil 654 alunos dos diversos níveis do ensino e estão assegurados por um universo de 14 mil professores dos diferentes níveis do ensino.

 

“Para além das duas escolas de formação de professores, a província conta também com três institutos médios de Administração e Gestão, Agronomia, e Politécnico.

 

Anunciou a construção ainda no próximo ano, de um magistério primário que possa corresponder com as necessidades do Ministério
da Educação na formação de professores e outros quadros para um desenvolvimento equilibrado da região.

 

 

                                                                                                    Angop 

 

 


Archivos

Ultimos Posts