Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Governador do Uíge destacada bravura e determinação de patriotas angolanos pela conquista de Independência

Publicado por Muana Damba activado 13 Noviembre 2013, 02:29am

 

 Uige - O governador provincial do Uige, Paulo Pombolo, afirmou segunda-feira, na comuna do Wamba, município de Sanza Pombo, 193 quilómetros a Norte, que a conquista da independência nacional foi graças a bravura e determinação de melhores filhos angolanos, que deram inicio a luta armada a 4 de Fevereiro de 1961, com o ataque as principais cadeias de Luanda, onde a máquina repressiva colonial era mais estruturada e organizada.

 

Paulo Pombolo - Governador provincial do Uíge. Foto: Angop

 

Falando durante o acto provincial das comemorações do 38º aniversário da proclamação da independência nacional, o governante disse que este sinal de patriotas angolanos (ataque a cadeias de Luanda), chamou atenção a comunidade internacional que passou a acompanhar o processo politico angolano até o derrocado do regime fascista português.

Para o governador,  hoje os angolanos  têm sobre suas mãos os destinos do país e procuram preservar a independência e consolidar cada vez mais a paz alcançada a 4 de Abril de 2002, participando activamente no processo do desenvolvimento do país.

“Por isso, o nosso apelo ao comemorarmos o 38º aniversário da independência nacional, é que reforcemos cada vez mais a unidade nacional”, aconselhou o governador, acrescentando que cada cidadão na sua povoação ou local de trabalho deve encarar com maior responsabilidade a consolidação da paz e a unidade nacional.

Paulo Pombolo referiu que a independência trouxe inúmeros ganhos para os angolanos, desde a liberdade em primeira instância, a paz duradoura e reconstrução do país, adiantando que com a paz o Executivo sabiamente dirigido pelo Presidente da Republica, José Eduardo dos Santos, trabalha decisivamente para o desenvolvimento do país.

“Apesar de reconhecermos que ainda existem algumas dificuldades, temos que admitir que também os avanços significativos que país e a nossa província em particular está a regista”, rematou, exemplificou que muitos localidades que eram fortins actualmente são constituídas em vilas.

Como referiu, continuam os esforços do Executivo na busca de soluções para a materialização dos problemas que ainda afligem a população, com perspectivas de assegurar os cidadãos melhores condições de vida .

“O programa habitacional especial em curso em diversas províncias do país, reserva para a nossa região duas centralidades, no Quilomoço (Uige) e Negage, assim como 200 focos habitacionais em 14 outros municípios ”, realçou.

Paulo Pombolo referiu igualmente que o governo continua a trabalhar para que se aumente o número de estudantes, aumentando as salas de aula, construção de novas barragens, sistemas de agua potável nos municípios, comunas e povoações, postos médicos e hospitais e outros.

Durante o acto foram lidas também as mensagens do administrador local e  dos antigos combatentes ressaltando as necessidades que ainda lhes apoquentam.

Depois do acto politico animado por vários músicos, com destaque Nzará, Jocani Bala e grupo de dança tradicional local, o governador provincial entregou vários produtos a população, consubstanciado em chapas de zinco, instrumentos de trabalho, bens alimentares, equipamento desportivo, roupa usada e outros.

 

 

                                                                                                         Angop

 

 

 

Archivos

Ultimos Posts