Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Ge-Tungo Visitou Damba.

Publicado por Nkemo Sabay activado 24 Abril 2010, 10:47am

Etiquetas: #Entrevistas

 

A dambiana GE-Tungo visitou Damba,emocionada por ter visto a localidade onde o seu cordão umbilical fora enterrado,terra dos seus antepassados,deixou-nos uma forte impressão ao escrever o seguinte:

 

Tenho orgulho de ser filha da Damba, tomando banho no rio Manza , Lusenga e Lueka não esqucendo a Granja onde havia uma lagoa grande que chamavamos a Praia katikani, nascida,criada no Bairro Saúde Kinteka, estudei na escola Primária na vila da Damba até os meus 9 anos quando conclui a 4ªclasse depois fui para Luanda onde continuei a viver até vir para Portugal. Descubri hoje 18-04-2010 este blog não imaginem a minha alegria e felicidade de ser Dambiana. Fui para Damba a 25-04-2009 gostei de lá estar já não tem aquele perfume que eu tinha em mente enquanto criança mas continua uma terra linda e esta a ser reconstruida dentro dos possiveis é Linda a Damba força Dambianos vamos lutar pelo que é nosso um grande abraço da Dambiana.

 

Tem razão,querida Ge-Tungo quem poderá esquecer o ambiente da Damba,sobre tudo aos fins de semana,apesar da interdição dos nossos pais,de tomar banho na Granja cuja a Lagoa transfomamos numa praia,alías é assim que se chamava,Praia Kitakani,no vale que separa a vila da Damba e a Missão Católica.Jovens de Kinteka,Kinzenze,Kinkosi,Mbanza Mabubu,Kisanga,Sala Mbongi,Kintoto,Mbanza Kinzau,Kinsakala,Luzuanda,etc,tomavam banho nesta praia,momentos inesquecíveis!Quem pode esquecer a alegria nas nossas escolas no tempo de recreio,os nossos professores,bons e maus,as diversas árvores de frutas.Como é uma verdadeira dambiana,Ge-tungo continua contando o seu passado na Damba...

 

 Na Damba conhecem-me por   estudei na escola primária antes da independência,concluí a 4ª classe em 1974 os meus professores foram todos Portugueses excepto no ultimo ano ter tido aulas com o professor Nanga Nsungo no ultimo mês de aulas antes os meus professores foram Lila 1º ano esposa do Dr. Freitas depois passeie foi professora Madalena esposa do professor Brassais por fim foi professor Brassais se bem me lembro porque já la vão umas dezenas de anos tenho muito pouca memoria porque era muito miuda na altura fiz a 4ª classe com 9 anos a coisas que já esqueci da epoca. Na 4ª classe fomos ter aulas na escola que estava perto do Nsalabomgi junto o mercado da Damba ,muitas mangas, abacates comi, la trepava nas mangueiras, nos abacateiros como nunca boas recordações, comiamos goiabas da granja depois iamos no capim como chamavamos procurar manssassa, nfungo, nfiua, bumdo ya lomboloka, mavoke ou mavonge (famoso maboke) reconhecido como fruto dos macacos AHAHAHAHAH não imagines o que sinto partilhar isso com alguém. 
Um grande abraço   
           

E a língua Kikoongo sabes falar? Zeye vova eh ndinga a vata? Eis a resposta:

 

Ngyangalele kibene wavo lumpene nvutu o meu kikongo não é muito longo poso ter erros de escrita mas não ao falar kadi se ntama  kivovavovako kikongo mutu mbokena yandy  nkatu nsukidi vava. os meus pais são  Manuel Tungo e Isabel Tungo  junto anexo algumas fotos porque algumas estou com os meus pais estas não as posso enviar desculpem-me com tempo enviarei mais fotos. Nzambi ka kala ye yeto ANA NDAMBA 

 

Tu tomene tonda kibene,tu yangalele,muna ma foto ututumini,bika eh M'fumu Nzambi ka kala ye Ngeye.

 

            

                  Casa onde Nasci Kinteka 

             A casa da família Tungo,no Kinteka,onde nasceu Ge-Tungo( foto de Ge-Tungo).

 

Archivos

Ultimos Posts