O Reitor da Universidade Kimpa Vita, Carlos Diakanamwa, garantiu hoje, quinta-feira, nesta cidade, estarem criadas as condições para o arranque do presente ano académico dos cursos de Direito, Ciências de Enfermagem, Agronómia, Economia, Contabilidade e Gestão e Engenharia Informática na Universidade "Kimpa Vita".
Segundo o responsável, em declarações à Angop, foram já empossados os responsáveis das faculdades da Universidade, para permitir melhor preparação do arranque do ano lectivo na instituição, marcado para o mês de Março.
Sem precisar o número de vagas disponíveis na instituição, Carlos Diakanamwa, disse apenas que o número de alunos a serem admitidos na instituição está a depender das instalações prometida pelo
governo da província, cuja utilização depende da autorização do ministério da Educação.
Frisou que a mesma deverá possuir 24 salas de aulas para acolher 40 estudantes cada.
Referiu que arrancam os cursos de Direito, Economia, Enfermagem, Informática e Contabilidade e Gestão no Uíge, devendo no Kwanza Norte funcionar os cursos de Análises clínicas, Contabilidade e Informática de Gestão.
Disse, contudo, que os estudantes que frequentarem os cursos de Contabilidade e Informática de Gestão na escola Superior do Kwanza Norte, poderão estudar três anos na província e fazerem o quarto ano no Uíge.
Deu a conhecer que a reitoria está actualmenrte empenhada na aquisição de laboratórios e bibliografia, pressupostos indispensáveis para arranque do ano lectivo com segurança.
Explicou também que decorrem os trabalhos de reabilitação do lar dos estudantes com capacidade para albergar 120 alunos, oriundos dos municípios do interior das províncias do Uíge e Kwanza Norte.
Angop