Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Futebol na Damba 2.

Publicado por Nkemo Sabay activado 3 Diciembre 2010, 21:01pm

Etiquetas: #Coisas e gentes da Damba


Por Dr. Camilo Afonso


Dr Camilo Afonso Nanizau.




Em relação ao Futebol da Damba, tenho a dizer que A Académica da Damba, não foi criado nos anos 40. O Clube criado nesta altura, é o clube  da Vila ou melhor dos Brancos da Damba, Clube Desportivo, Recreativo e Beneficiente da Damba. A Académica é uma criação da Missão Católica da Damba, impulso do Padre Hortêncio, apoiado pelos Profes da Missão  e dos Enfermeiros da MCT da Damba.Mas, sobre a história do Futebol na Damba tem muito por se contar e escrever.
 
O período que faz referência na história do futebol da Damba, a Académica da Missão está sob as minhas responsabilidades e do Professor António Panzo. Fomos nós os mentores do surgimento de vários campos de futebol no Município da Damba, sobretudo, nas aldeias.
O FC Mpete NKusu, do nosso Grande Rita, do Miséria Araújo, do Prof.André Miezi, só para citar estes.
 
Não se pode fala do futebol Damba sem falar do Alberto Paiva, Major, Vidal, Fernando Lengo, Kota Vuaza, Kota Malebó, Fernando Dissungwa, Miguel Dissungwa, Neves Bwá, Kota Lucas(Kissakala), Fernando Kiame, Kota Lobo, Kota Malungu, João Kiame, Ambrósio Lukoqui(da Damba), Simão Afonso Kubekana, Santos Maiato, Garcia Felipe, Kota Nsanga, António José Afonso, Pedro Barros Dondele, Armando Paulo dos Santos, Afonso Toko, Flávio da Fonseca, Luis Ramos Tomás, Costa Lengo.Estes são dentre outros aqueles que devem figurar nos anais da história da Damba. Na verdade a lista é longa. O contributo virá de muitas partes.
 
Da formação da Académica da Missão, que tinha a Camisola Preta (imitação da Académica de Coimbra, com a alternativa em Preto e Branco), mais tarde com muitas variantes. Este é o Clube mais popular que vai aparecer na Damba até a chegada da primeira geração dos jovens regressados dos anos 74/75.
A Académica da Missão teve como primeira geração, Pedro Barros Dondele (capitão), Flávio de Carvalho Fonseca, António José Afonso, João Makamu, Afonso Balakolele, Costa Lengo, João Lengo, António Makululu, Domingos Humberto Magalhães, José Nsóki (já falecido) ,Moniz Bunga, os irmãos Makumbani, Onze (Manuel Pedro Makumbani), Cossart (Nkosi Makumbani), os irmãos Nsumbu do Mbwela, Pelé-Nsumbu, Caró-Nsumbu (Contra-Almirante Pedro Nvemba), Fernando Kiame, António Mpanzu, Camilo Afonso, José Salakwankwenu, Coelho Mgalhães, Baptista, Pedro Armando, Pedrito Kiame, Ladó, Sebá( Alfaiate), Luis David, Sembadi, Ngombo, Alfredo Martins, mais conhecido por Martins, Lázaro Martins, Pedro Felisberto Miguel Bondo, Miguel Kiame, Flaviano Za Nzambi, Adriano Mpanzu, Cristo Miguel Tandu, Lopes Luvumbu, Frederico Lopes Luvumbu, Kota Guelito. A lista é longa até chegarmos a geração de Gégé e Dokotá.Do Kazumbi e Kimazebo, tivemos, Amadeu MBenza, Pedro Mpindi, Luis David, Sebastião Mwambu,J oão Mwambu, Prof.Francisco, Mpaka, Lucas Garcia, Germias Garcia Mbunga, Fernando Nteka Nkanu, irmão Landa, Paulo João Landa, Manuel João Landa, e outros por lembrar.
 
A geração dos anos 74/75, que irá criar o FC Damba, pelo Prof. João Kubaya (já falecido), o FC Mundial do Caró MakumbanI (do Monté-Matebo), do FC Missíl, do Namputu, do Zakama e tantos outros que constam a lista já citada.Não esquecer que houve na Damba a equipa dos Estudantes em Féria. Estes constituiam-se em equipa durante o peíodo das férias grandes.

Archivos

Ultimos Posts