Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Feira de artes no Uíge marca Dia da Cultura.

Publicado por Nkemo Sabay activado 7 Enero 2011, 02:44am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

Por Roque Silva

Artesãos vão expor várias peças que retratam a cultura das diversas regiões do paí.

 

Fotografia: Rogério Tuti


O Ministério da Cultura abre hoje, a partir das 16h00, na Praça da Independência, na província do Uíge, a Feira de Artes e Cultura, numa promoção do Instituto Nacional das Indústrias Culturais (INIC) e do governo local, em alusão ao Dia da Cultura Nacional, que se assinala sábado.


O coordenador das actividades, Carlos Vieira Lopes, disse ao Jornal de Angola que há uma feira, onde são expostas matérias ligadas às Indústrias Culturais. A feira, explicou, vai ser antecedida de uma palestra subordinada ao tema "O Associativismo para o fomento do Artesanato", a ser apresentada por Job Nlandu.


Vieira Lopes disse ainda que o programa inclui um ciclo de cinema de produção nacional, a partir das 18h00, no pavilhão de Futebol Clube do Uíge, a ser aberto com a exibição de "Os Inconformados", de Tandu Mindele, vencedor do IIIº Festival Internacional de Cinema de Luanda, em 2010.


As actividades de hoje encerram às 20h00, com a realização de um espectáculo de variedades no Cine Ginásio, com a participação de músicos locais e da capital.


Amanhã, esclareceu, a ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, faz a abertura dos Seminários Regionais, no salão da Câmara Municipal, que têm como temas de discussão a "Gestão de Arquivos", "Dinamização Cultural" e "Património Edificado", onde a titular da pasta reúne com os agentes culturais da província do Uíge.


Dentro do programa de actividades do ministério consta ainda a exibição, às 18h30, no município do Negage, do filme "Mbaku", do realizador Óscar Gil.


Carlos Vieira Lopes informou igualmente que o Instituto Nacional do Património Cultural (INPC) vai efectuar, no âmbito das actividades do Dia da Cultura Nacional, o lançamento de uma campanha sobre os direitos culturais e o património edificado. Além disso, frisou, a Biblioteca Nacional vai apresentar uma proposta sobre o depósito legal e obras.


Como coordenador das actividades, Carlos Vieira Lopes disse que o programa prevê a realização de um espectáculo e uma feira, que vai levar ao Largo do Baleizão, em Luanda, música, dança, artesanato e artes plásticas.


No próximo sábado, dia 15, garantiu, são entregues diplomas de mérito às instituições que mais se destacaram durante o ano passado. O programa vai contar, nos próximos dias, com a realização de exposições fotográficas, documentais, jornadas de teatro e visitas a locais históricos e culturais.

 

 

Milhares de animais vacinados no Uíge

 

 

O Instituto dos Serviços de Veterinária no Uíge vacinou, ao longo de 2010, cerca de dez mil animais de estimação, entre cães, gatos e macacos, no quadro da campanha nacional de vacinação anti-rábica.


O chefe do departamento provincial do instituto, Abreu dos Santos Cumuelo, disse à Angop que, dos 9.258 animais vacinados, 8.961 são cães, 199 gatos e 58 macacos e o serviço de veterinária registou igualmente 579 mordeduras que resultaram na morte de sete pessoas.


As campanhas de vacinação anti-rábica decorreram em 11 municípios da província: Uíge, Negage, Sanza Pombo, Quitexe, Púri, Maquela do Zombo, Bungo, Mucaba, Songo, Abuila e Damba. Assim sendo, ficam ainda a faltar os restantes cinco municípios, que não foram abrangidos por inexistência de transporte, estando a ser envidados esforços no sentido de abranger toda a província.

 

                                                                                                                                                   J.A

Archivos

Ultimos Posts