Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Estiagem impede desenvolvimento de culturas em Maquela do Zombo

Publicado por Muana Damba activado 20 Marzo 2012, 12:07pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

 

 



Angop/arquivo
Ausência de chuvas dificulta desenvolvimento de culturas agrícolas em Maquela do Zumbo
Ausência de chuvas dificulta desenvolvimento de culturas agrícolas em Maquela do Zumbo

 

Uíge – Os membros de cinquenta e seis associações de camponeses, com culturas diversas, estão preocupados com fracos resultados na produção da presente campanha agrícola, divido à estiagem que assola desde de Dezembro do ano passado, o município de Maquela do Zombo.
 
A informação foi dada hoje, à Angop, pelo responsável de Estação do desenvolvimento agrária (EDA), Manuel Tomás Suamino.
 
Segundo o responsável, a seca já prejudicou 50 porcento das culturas, na época habitualmente chuvosa (entre Outubro e Dezembro) do ano transacto, tais como mandioca, amendoim, feijão gergelim, batata-doce e rena, milho e outros.
 
Manuel Tomás Suamino disse que a instituição, actualmente, está engajada na campanha de sensibilização da população para contornar a situação, passando a cultivar nas baixas e ao longo dos rios a fim de salvar as culturas com o método de regadio.
 
O responsável da EDA disse que os camponeses de Maquela do Zombo beneficiaram de quatro tractores, adquiridos no quadro do Programa Integrado Municipal, visando o combate à pobreza e à fome.
 
“Com as mesmas máquinas foram desbravados oitenta e dois hectares de terra e que foram já cultivados. O problema é a seca que está a dificultar reprodução dos produtos”, disse.
 
A EDA, em Maquela do Zombo, controla 56 associações de camponeses com seis mil 706 associados, dos quais 26 da sede municipal 14 na comuna Quimbocolo, sete no Cuilo Futa, quatro em Sacandica e cinco no Béu.
 
Referiu que a EDA está a envidar esforços juntos das instituições afins para que mais camponeses associados beneficiem do crédito de campanha em curso no país, visando o fomento da actividade agrícola na região.

Troço Maquela do Zombo/Kimbata em fase de terraplenagem  

Uíge  – Pelo menos 22 dos 42 quilómetros da estrada que liga a vila de Maquela do Zombo ao posto  fronteiriço de Kimbata, iniciada em Dezembro de 2011, encontram-se terraplenados, soube hoje (segunda-feira) a Angop de fonte oficial.

 

A  obra envolve também a redução das grandes curvas existentes,  asfaltagem, construção de valas de drenagem, assim como placas de sinalização.

 

Segundo, Nestódio Teixeira, funcionário da obra,  os trabalhos decorrem a bom ritmo, prevendo a sua conclusão em Junho próximo.

 

A estrada vai ter duas faixas de rodagem, sistema de drenagem de água e bermas, assim como a construção de pontes para alguns rios de maior dimensão e manilhas para os pequenos.

 

O automobilista  Samuel Congo, contactado no local pela Angop, disse que a reabilitação do troço está facilitar a circulação de pessoas e mercadorias em melhores condiçoes.

 

 

                                                                                                                 Angop

 


Archivos

Ultimos Posts