Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Esculturas de Mpambukidi Nlunfidi em exposição no governo de Luanda

Publicado por Nkemo Sabay activado 28 Enero 2011, 16:11pm

Etiquetas: #Cultura

 

Por Mário Cohen

Exposição de escultura de Mpambukidi Nlunfidi saúda dia da fundação da cidade de Luanda

 

Fotografia: Paulino Damião

Uma exposição de escultura denominado “Quem não tem Cão caça com Gato”, da autoria de Mpambukidi Nlunfidi, está patente desde terça-feira no hall do Governo Provincial de Luanda, no âmbito das festividades dos 435 anos da cidade.


Inaugurada pelo governador José Maria dos Santos, a exposição tem 35 esculturas de Mpambukidi Nlundifi, que espelham os vários aspectos da vida quotidiana dos luandenses.


Questionado sobre o título da exposição, o autor justificou que “os luandenses sabem desdobrar-se das várias situações que vão surgindo na vida. Há situações em que o gás acaba e são obrigados a recorrer à lenha ou carvão para fazer a sua refeição por isso denominei a exposição “Quem não tem Cão caça com Gato”.


Em declarações ao Jornal de Angola, o escultor garantiu que há desenvolvimento nas belas artes em Angola, sobretudo na qualidade dos trabalhos que são expostos ultimamente, em relação aos anos anteriores.
“É preciso criar mais galerias e lugares onde os artistas plásticos possam expor os seus trabalhos”, disse o escultor.


Quanto à nova geração de artistas plásticos, Mpambukidi Nlunfidi encoraja os jovens artistas a investigarem mais para melhorarem os seus trabalhos tecnicamente, ao mesmo tempo que aconselha a associarem-se aos artistas consagrados para colherem experiências com vista a ajudarem a desenvolver as artes plásticas angolanas.


Mpambukidi Nlunfidi disse que está a preparar para o mês de Março a realização de outra exposição individual, em alusão ao Dia Internacional da Mulher Africana. 


O escultor já realizou várias exposições individuais no país e no estrangeiro com destaque para os Estados Unidos da América, França, África do Sul, Gabão, Botswana, Namíbia e Congo Brazzaville.


Mpambukidi Nlunfidi nasceu a 31 de Dezembro 1957, no município de Maquela do Zombo, na província do Uíge. A sua última exposição individual foi realizada há cinco anos.  Membro da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), o escultor venceu em 1994, no Congo Brazzaville, o Prémio União Europeia, na quinta Bienal do Centro Internacional de Civilizações Bantu (Ciciba).

                                                                                                  J.A

 

Archivos

Ultimos Posts