Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Escritor João Maiomona com nova obra para o mercado nacional

Publicado por Nkemo Sabay activado 31 Agosto 2010, 12:28pm

Etiquetas: #Notícias do país

                                                 joao-maiomoma-398x740
O escritor João Maiomona coloca nesta terça-feira à disposição dos leitores a sua nova obra “As Colheitas do Senhor Governador”, em cerimónia a ter lugar na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda.
 
“As Colheitas do Senhor Governador” é uma obra do género dramático e foi editado pela editorial Kilombelombe, 2010.
 
Falando sobre o novo “rebento literário” de João Maiomona, a professora universitária brasileira Tindó Ribeiro Secco avança que “As Colheitas do Senhor Governador” se dividem em três grandes actos e cada um destes se subdivide em três cenas ou quadros, nos quais várias personagens dramatizam relações de poder e estruturas de parentesco que podem ser interpretadas como representações alegóricas e críticas não só do contexto angolano, como também de outras sociedades do mundo contemporâneo regidas pela lógica da economia de mercado.
 
“Desse modo, a obra de João Maimona propicia considerações críticas acerca dos malefícios da globalização, alertando para o facto de que esta incentiva a pobreza de muitos, diminui as condições de sobrevivência do povo, ao mesmo tempo em que enriquece, somente, alguns poucos privilegiados”, realça.
 
De acordo com a fonte, “As Colheitas do Senhor Governador, em última instância, traça um painel corrosivo de uma nação sem nome, que pode ser Angola ou qualquer outra do actual mundo globalizado, no qual, cada vez mais se torna necessário recuperar o lugar e a origem da beleza, o que se traduz pela valorização da arte, da cultura, da educação e pela construção de novas cidadanias poéticas.
 
Natural do Kibokolo (Maquala do Zombo), província do Uíge, João Maiomona tem no mercado as obras “Trajectória obliterada”, 1985, “Les roses perdues de Cunene”, 1986, “Traço de união”, 1987, “As abelhas do dia”, 1988, “Quando se ouvir o sino das sementes”, 1993, “Idade das palavras”, 1997, “No útero da noite”, 2001, “Lugar e origem da beleza”, 2003, e “O sentido do regresso e a alma do barco”, 2007.
 
Para o teatro escreveu “Diálogo com a peripécia”, 1987. Tem ainda publicado os estudos “As vias poéticas da esperança em Agostinho Neto”, 1989, e “O desejo de liberdade e humanização em Agostinho Neto”, 2002.
                                                                                                 Angop

Archivos

Ultimos Posts