Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Enfermeiros devem pautar-se pela deontologia profissional - bastonária

Publicado por Muana Damba activado 7 Mayo 2013, 14:17pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

Uíge – A bastonária da Ordem dos Enfermeiros de Angola, Maria Teresa, apelou sábado, na cidade do Uíge, aos profissionais do sector da Saúde a trabalharem com responsabilidade, respeito aos pacientes e deontologia profissional.
 
A responsável, que intervinha durante o acto de abertura da jornada nacional das comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro, disse que este profissional constitui o espelho do paciente, onde toda a sua confiança e esperança está depositada para alcançar melhorias, por isso, acrescentou, os enfermeiros devem ser exemplares pautando pela humildade, paciência, vontade de exercer a profissão com amor e carinho.
 
“Enquanto comunidade de enfermeiros temos que compreender o nosso papel para inovar os serviços e desenvolver novas formas de trabalho”, disse, acrescentando que para a dignificação da classe impõe-se a inovação contínua dos conhecimentos técnicos e profissionais dos enfermeiros.
 
Depois de ter reconhecido o sacrifício que os profissionais da Saúde têm vindo a consentir no cumprimento das suas tarefas, frisou que os enfermeiros angolanos estão numa fase de reconquista e reconhecimento efectivo da profissão para dignidade da classe através das suas habilitações académicas e por condições que permitam garantir serviços de qualidade aos utentes.
 
Estes profissionais continuam a ser os pilares na sustentação do sistema nacional de saúde, sobretudo nas equipas multiprofissionais, que têm vindo a realizar e divulgar pesquisas científicas da sua iniciativa ou em que participam, contribuindo para a multiplicação e diferenciação de quadros de enfermagem.
 
Segundo a responsável, a Ordem dos Enfermeiros de Angola tem estado a desempenhar um papel preponderante relativamente à defesa dos interesses da profissão a todos os níveis, por forma a elevar tanto quanto possível a formação socioprofissional e a melhoria da qualidade de trabalho dos profissionais da classe, sobretudo procurando uma maior participação da sociedade nas questões que têm a ver com a saúde.
 
Procurar concretizar a implementação da sistematização de assistência de enfermagem com soluções exequíveis, incentivar os profissionais para práticas que concorram para correcção ou solução de problemas que se colocam no domínio de actuação das respectivas unidades hospitalares constituem igualmente outros objectivos para melhoria do funcionamento das várias unidades sanitárias.
 
Anunciou que foi criado no hospital provincial do Uíge um comité de ética que visa permitir a participação dos cidadãos sem excepção no processo de saúde, mormente na melhoria do atendimento e da assistência prestada pelos hospitais aos usuários dos seus serviços.
 
Por seu turno, a governadora em exercício no Uíge, Maria Fernandes da Silva e Silva, congratulou-se pela escolha da província para albergar o acto nacional de abertura da jornada comemorativa do Dia Internacional do Enfermeiro.
 
Enalteceu as políticas traçadas pelo Executivo liderado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que visam priorizar a saúde da população e evidenciando esforços para a formação de técnicos do sector, para garantir um serviço público de saúde com eficiência.
 
Maria Fernandes da Silva e Silva garantiu que o Executivo provincial vai continuar a colaborar com o Ministério da Saúde, para encontrar soluções urgentes e eficientes para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde na região.
 
Pediu também aos enfermeiros que exerçam a profissão com brio e caridade, para salvarem cada vez mais vidas humanas.
                                                                                                                      Angop

Archivos

Ultimos Posts