Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


ENANA aposta no aeródromo da Damba

Publicado por Nkemo Sabay activado 7 Enero 2010, 14:35pm

Etiquetas: #Notícias da Damba

            Aeroporto-da-Damba-em-reconstrucao-copie-1.JPG

             O aeródromo da Damba em reconstrução(Imagem de Ge-Tungo)         

Luanda - Fruto de uma acção sistemática do Governo angolano, a Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (Enana), cujo processo de refundação está agendado para este ano, deu início, em Janeiro de 2009, o processo de construção, reabilitação, ampliação e modernização de mais de 30 aeroportos e aeródromos a nível do país, visando dotá-los de meios técnicos eficientes para apoio a navegação e acomodação dos passageiros.
 
Com efeito, os aeroportos internacionais “4 de Fevereiro”, em Luanda, com um investimento de cerca de 153 milhões de dólares, do Lubango (Huíla), com um investimento de 62 milhões de euros, da Catumbela (Benguela), conheceram obras substanciais que vão proporcionar a recepção de aeronaves de grande porte e maior comodidade aos seus utilizadores, com realce para os participantes na Taça de África das Nações em futebol Orange Angola 2010, que o país alberga este ano.
 
A título de exemplo, o aeroporto de Luanda, com as obras que beneficiou, vai triplicar a sua capacidade de recepção de passageiros de um milhão e 600 mil passageiros, para três milhões e 600 mil ao ano.
 
Foram aumentados os números de balcões de atendimento de passageiros de seis para 12, e de tapetes rolantes para bagagens de três para seis.
 
A infra-estrutura, com 37 mil 543 metros quadrado reabilitadas, passa a contar com três novos parques de estacionamento com capacidade para 856 viaturas, incluindo áreas específicas para portadores de deficiências e um sistema de controlo e gestão automática dos parques.
 
A Enana tem ainda totalmente reabilitados os aeroportos do Kuito (Bié), Saurimo (Lunda Sul), Cabinda, Ondjiva (Cunene) e Benguela, estando em fase de conclusão as obras em outros aeroportos e aeródromos, com realce para os do Uíge, Damba (Uíge), Dundo (Lunda Norte), Quimbele (Uíge), Sumbe (Kwanza Sul), Lucapa (Lunda Norte), Nzeto (Zaire), Cahama (Cunene) e Capanda (Malanje). 
 
Destes aeroportos, nove estão já capacitados a receber voos nocturnos, possuindo balizagem luminosa. Encontram-se nesta condição os aeroportos de Luanda, com balizagem luminosa definitiva, e de Cabinda, com um sistema de balizagem semi-definitiva.
 
Os aeroportos do Namibe e do Huambo possuem igualmente sistemas luminosos semi-definitivos, ao passo que os aeroportos do Lubango, Catumbela, Sumbe, Benguela e Ondjiva (este último à espera de homologação do Instituto Nacional de Aviação Civil) dispõem de uma balizagem luminosa portátil.
 
Esses aeroportos e aeródromos estão ainda a beneficiar de sistemas modernos de rádio ajuda à navegação, VOR/DME, visando maior segurança dos voos.
 
Ainda no domínio da segurança aérea, o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (Inamet) instalou o sistema Sadis 2G - Messir Air, visando a transmissão de informações climatéricas fiáveis às tripulações, que vai trabalhar paralelamente ao sistema PUMA, que vem sendo usado há alguns anos.
 
Com a entrada em funcionamento deste sistema, o país viu o seu sistema de meteorologia aeronáutica credenciado pela Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO).
 

Para este ano, a Enana prevê continuar o processo de reabilitação, ampliação e modernização de aeroportos e aeródromos a nível do país, tendo em conta as exigências da ICAO, e dando seguimento aos esforços do Governo tendentes à integração regional.

 

Por: Carlos Benedito

Archivos

Ultimos Posts