Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Embaixador Miguel da Costa espera por diversifição do investimento francês em Angola

Publicado por Muana Damba activado 24 Septiembre 2013, 15:07pm

Etiquetas: #Diáspora

 

 

O embaixador de Angola em França, Miguel da Costa, disse, em Paris, esperar pelo aumento de empresas francesas no mercado angolano, nos próximos tempos, assim como a sua diversificação fora do sector petrolífero.

 

Governadores provinciais do Zaíre, Kuando Kubango, Uige, Bengo no encontro com o MEDEF

Foto: Cedida a angop


“Estas empresas devem acompanhar os esforços de diversificação da economia, apostando em outros sectores que não apenas o petrolífero” - sugeriu Miguel Costa, durante um encontro dos governadores do Uige, Zaire, Kuando Kubango e o vice-governador do Bengo para o sector económico com o Movimento de Empresas Francesas (MEDEF).


Para o embaixador de Angola em França, a forma bastante concorrida como os empresários franceses acorreram ao encontro e colocaram as suas questões confirma o interesse destas pelo mercado angolano.


Na sua óptica, “isso só vai acontecer se houver efectivamente essa aproximação entre o empresariado francês e angolano e estabelecerem-se joint-ventures, acordos de investimento que possibilitem a montagem de fábricas nestas províncias para facilitar a transformação da produção local e, isso certamente, vai ajudar-nos a criar mais empregos para a nossa população”.


Na sede do MEDEF, em Paris, os governadores apresentaram os seus principais projectos virados essencialmente ao fomento do turismo, à agricultura e à indústria transformadora, assim como engenharia e obras públicas.


No encontro, o MEDEF mobilizou empresas que já se encontram em Angola, mas a maioria em fase de prospecção e procura de oportunidades de negócios no mercado angolano.

 

Por essa razão, focalizaram a sua abordagem em questões sobre os diferentes projectos estruturantes de cada uma das províncias, fiscalidade, no ambiente de negócios, na segurança de certos investimentos mormente à lei de terras.

 

Durante o certame, o vice-presidente do MEDEF Internacional para África Austral, Gerard Wolf, sublinhou que “as empresas francesas têm um grande expertise nesse domínio. Gostaríamos de oferecer essa nossa competência ao serviço de Angola, que é um país que está em reconstrução e desenvolvimento”.


Depois do encontro com os empresários, o governador do Uige, Paulo Pombolo, considerou que foram actividades importantes por conseguirem explorar as ideias existentes para as suas províncias, pois tiveram a oportunidade de apresentar  as potencialidades das suas regiões e receberam informações sobre as características da empresas francesas que poderão empreender nas nossas províncias”.

 

 

                                                                                             Angop

 

 

 

 

Archivos

Ultimos Posts