Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Embaixada Americana e Club Unu Kuntuala assinam acordo de cooperação.

Publicado por Nkemo Sabay activado 29 Septiembre 2010, 12:48pm

Etiquetas: #Notícias do país

A Embaixada dos Estados Unidos da América e o Club Unu Kuntuala assinaram hoje, em Luanda, um acordo de financiamento de 24.500 mil dólares para realização de vários projectos sociais dessa agremiação.
 
O montante disponibilizado servirá para abrir dois novos centros de formação nas províncias do Uíge e do Zaire, que irão formar 35 professores, que vão leccionar português, questões sobre direitos humanos, leis angolanas e matérias sobre a constituição nas línguas Kikongo, Lingala e Tchokwé.
 
Rubricou o acordo por parte da Embaixada americana o encarregado de negócios, David Brooks, que mostrou-se orgulhoso em disponibilizar este fundo para apoiar o projecto de formação de professores e alfabetização para populações vulneráveis.
 
Por parte do centro assinou o secretario geral, Daniel Finda, que referiu que o apoio não irá permitir somente a abertura de novos centros de alfabetização, mas também proporcionar noções de cidadania, bem como a realização de algumas acções formativas.    
 
Por seu turno, a ministra da Família e Promoção da Mulher, Genoveva Lino, que esteve presente no acto, informou que a sociedade angolana só será saudável e desenvolvida se todos os seus cidadãos saberem ler e escrever, particularmente as mulheres por terem um papel fundamental no país.
 
O Club Unu Kuntuala alfabetiza mil e 424 senhoras, com idades superior aos 16 anos. Conta com 17 professores, seis salas de aulas, repartidas em seis turnos, contribuído com uma propina de 500 kwanzas.
                                                                                                                                        Angop

Archivos

Ultimos Posts