Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Dontana promove cultura com os ritmos tradicionais

Publicado por Muana Damba activado 18 Marzo 2012, 16:31pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

 

Por Roque Silva | - Hoje


Artista tem em agenda concertos na Europa

Fotografia: Nuno Flash

 


O músico angolano Dontana afirmou ontem em Luanda que pretende promover a cultura angolana na Alemanha, através da sua música de raiz e da língua nacional kikongo em particular, para dar a conhecer as potencialidades artísticas de Angola.


O artista, que reside há 26 anos na cidade alemã de Augsburg, fez essas declarações ontem ao Jornal de Angola durante a sessão de venda e assinatura de autógrafos do seu primeiro disco “Anafrica”, realizada na Praça da Independência em Luanda.


Dontana referiu que a sua intenção é ajudar a tradição angolana a ser conhecida internacionalmente.
Para iniciar a campanha de promoção da língua e dos ritmos tradicionais, disse, tem agendado concertos para os próximos meses em alguns países europeus, com destaque para Bélgica, Holanda, Alemanha e Portugal, onde pretende estudar a melhor forma de representar Angola.


O músico informou que as 16 faixas musicais que constam do seu disco de estreia foram cantadas em kikongo, nos géneros semba, kilapanga, masikilu, kimbondo e kimbongila, envolvendo ritmos tradicionais da música africana e moderna, com elementos da música sul-americana. “Sou um filho de África, conforme traduz o título do disco em português e identifico-me como tal e como angolano, onde quer que eu vá, falando e cantando músicas de autoria de artistas angolanos em línguas nacionais, particularmente em kikongo.”


O artista afirmou que  as línguas nacionais podem ganhar o seu espaço a nível mundial, tal como aconteceu com a língua swahili, que foi  reconhecida pela UNESCO como língua internacional em 1975.

 

 

                                                                                             J.A

 


Archivos

Ultimos Posts