Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Apoio do Governo e da Sociedade Civil do Uíge.

Publicado por Nkemo Sabay activado 24 Noviembre 2009, 12:42pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Uíge - Um comboio rodoviário, denominado "caravana de solidariedade", partiu neste domingo da cidade do Uíge, capital da província com o mesmo nome, para os municípios da Damba e Maquela do Zombo no sentido de levar donativos aos angolanos expulsos compulsivamente da República Democrática do Congo.
 
A "caravana de solidariedade", organizada pelo governo da província integrando membros da sociedade civil e igrejas, transportou mais de 30 toneladas de produtos diversos como tendas, arroz, fuba de milho, peixe seco, óleo vegetal, sabão, cobertores e outros.
 
Coordenado pelo director provincial dos Transportes do Uíge, Altamiro Inocêncio Francisco Benjamim, em representação do governo da província, a caravana é composta por 10 autocarros e 4 camiões que depois vão servir também para a transportação dos angolanos vindos da República Democrática do Congo a partir da fronteira de Maquela do
Zombo para as áreas de origem (Damba e Uíge).
 
Para Teresa Daniel João Pinto, que representa o Minfamu, o organismo com seus parceiros levou aos municípios de Maquela do Zombo e Damba apoios como roupa usada, panelas, banheiras e outros.
 
"O nosso organismo e seus parceiros não podiam ficar indiferentes perante uma situação drástica que os nossos compatriotas provenientes da República Democrática do Congo estão a viver, por isso integramos nesta caravana para apoiar além das grávidas os nossos concidadãos", disse.   
 
Dos 19 mil e 978 angolanos que já entraram no país, através dos postos fronteiriços de Kimbata, Mbanza Nosso e Sabango, 13 mil e 129 cidadãos  estão concentrados em centros de acolhimento de Maquela do Zombo, enquanto os três outros do município da Damba alberga 6 mil e 849 cidadãos.
 
O município de Maquela do Zombo dista a 310 quilómetros a norte da cidade do Uíge.

Ndalatando - Um donativo composto de produtos diversos para acudir o sofrimento dos angolanos expulsos na República Democrática do Congo (RDC), concentrados no centro de acolhimento da Damba, será transportado nesta terça-feira à província do Uíge, numa iniciativa da Caritas Diocesana do Kwanza Norte.
 
Segundo o responsável do posto de recepção de doações daquele organismo social da Igreja Católica, Jaime Ângelo, em declarações à Angop, o donativo consubstancia-se em arroz, açúcar, óleo alimentar, massa alimentar, farinha de milho e de trigo, bombó, roupa usada, entre outros.
 
Salientou que a doação foi recolhida durante uma campanha realizada há semana passada, pela instituição, em diversas paróquias da província, tendo contado ainda com a solidariedade de várias populares.
 
A oferta será canalizada por via da Caritas Diocesana do Uíge que a fará chegar aos necessitados através do governo local, referiu.
 
O catequista disse que o gesto demonstra a solidariedade da confissão religiosa para com os irmãos que estão a viver na condição de carentes e visa minimizar a sua carência e o sofrimento provocado pelo abandono dos seus bens na vizinha República Democrática do Congo.
 
Manifestou ainda a vontade da instituição religiosa em continuar a apoiar a população carente.
 

Archivos

Ultimos Posts