Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Dom Emílio Sumbelelo apela ao resgate dos valores cívicos

Publicado por Nkemo Sabay activado 14 Junio 2011, 11:51am

Etiquetas: #Notícias do país

                                              

O Bispo do Uige, Dom Emílio Sumbelelo, apelou hoje, segunda-feira, aos cristãos da Igreja Católica presentes no encerramento das festas de Santo António da paróquia de Kifangondo, município de Cacuaco, ao resgate dos valores cívicos e morais.
 
Citou alguns parágrafos do livro do bispo emérito do Uige, Dom Francisco da Mata Mourisca, quando afirma na sua obra que “as nossas famílias estão doentes e que as mesmas estão com os alicerces enfraquecidos.
 
 “Nós vemos a degradação dos valores éticos e morais no seio das família quando se regista o desrespeito entre os pais e filhos e alguns casos os pais abandonam os filhos e noutros a morte dos progenitores e vice-versa”, precisou.
 
“A falta de diálogo entre os pais e filhos, a educação através das novelas pela Internet e entre os outros meios de comunicação social, nas famílias estão na base da perda dos valores e desrespeito que se registam na nossa sociedade”, argumentou.
 
Para o efeito, apelou aos pais no sentido de ocuparem o lugar de espelho e líderes dos seus filhos para que estes imitem e pratiquem as boas acções na sociedade, especialmente quando estes estão na faixa etária compreendida entre os seis e sete anos de idade.
 
Dom Emílio Sumbelelo apontou a poligamia , o adultério e a globalização como factores que ameaçam a harmonia nas famílias.
 
De igual modo, aconselhou os pais presentes no culto no sentido de conhecerem as amizades dos seus filhos para que possam saber com quem andam e desta forma poderão educá-los de forma a serem os homens e mulheres que sirvam a nação angolana nos diferentes níveis da vida social.
 
As festas de Santo António da paróquia de Kifangodo tiveram inicio a 10 deste mês e contaram com actividades de oração ao padroeiro, desportivas, culturais e recreativas.
 
Nascido em Lisboa, a 15 de Agosto de 1191, Santo António é considerado por muitos católicos como feitor de milagres, nomeadamente o calar dos peixes em Pádua, Itália, sara de enfermidades, devoto de matrimónios e foi canonizado pelo Papa Gregório IX, na catedral de Esponedo, em 30 de Maio de 1232, no processo de canonização mais rápido de sempre da Igreja Católica.
 
A missa, que contou com mais de dois mil fiéis, provenientes das províncias de Luanda e do Bengo estiveram presentes o bispo auxiliar de Luanda, Dom Anastácio Kahango, bispo da Diocese de Caxito, Dom António Francisco Jaca, representante da administração municipal de Cacuaco, Manuel Ngola.
                                                                                                             Angop
 

Archivos

Ultimos Posts