Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Dom Afonso Nteka.

Publicado por Nkemo Sabay activado 8 Mayo 2010, 04:21am

Etiquetas: #Fragmentos históricos da Damba

 

                                            nteka.jpg

                                              O Bispo Dom Afonso Nteka

 

Dom Afonso Nteka nasceu no Kazumbi, a 20 Km no sul da vila da Damba, no dia 13 de Março de 1940, depois da sua formação religiosa na Itália e na Bélgica, na Universidade de Lovanium, foi ordenado Padre da Ordem dos Capuchinhos, em 5 de Setembro de 1971. Mais tarde foi nomeado para Padre superior da Diocesse do Uige e de Mbanza Kongo, assim colaborou durante longos anos com o Bispo Dom Francisco de Mata Morisca. Muito inteligente, demonstrou várias vezes a inexistência da diferença entre o cristianismo e a crença religiosa dos africanos da expressão Bantu. Traduziu o catechismo e alguns livros da Bíblia em Kikongo.

 

A igreja de Mbanza Kongo foi elvada a Diócesse em 1984, resultado do seu desmembramento da diocesse do Uíge e o Padre Superior Afonso Nteka foi nomeado Bispo da Diocesse de Mbanza Kongo, em 8 de Novembro de 1984.

 

No dia 10 de Augusto de 1991, o helicóptero que transportava uma comitiva importante dos políticos da pronvíncia do Zaíre, inclusive o Bispo Dom Afonso Nteka despenhou na vila fronteiriça do Nóqui. O prelado católico não sobreviveu. Os seus restos mortais jazem em Kulumbimbi, que foi a primeira igreja à sul da África sub-sahariana, onde estão sepultados os antigos reis e sacerdotes que reinaram no Kongo.

 

Na sua primeira visita à Mbanza Kongo, no dia 8 de junho de 1992, o Papa João Paulo II, rendeu a homenagem ao primeiro Bispo da Diocesse de seguinte maneira:" Os tristes acontecimento que derão durante a comemoração dos 500 anos da Evangelização do Congo, acontecimentos que tiverão a sua maior expressão na morte trágica do primeiro Bispo desta diocesse, Dom Afonso Nteka, levam-me a crer que Deus não que desviar o Mbanza Kongo da rota que o próprio Salvador percorreu: Sem efusão de sangue não haverá redenção."

 

 

                                                                                                                        Muana Damba

 

 

Archivos

Ultimos Posts