Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Dez hectares de terras aráveis trabalhados na comuna de Kussu-Pete

Publicado por Muana Damba activado 27 Noviembre 2012, 14:08pm

Etiquetas: #Notícias da Damba

 

 

 

20110913113543camponeses.jpgUíge - Dez hectares de terras aráveis para plantação de mandioca, milho, feijão, amendoim e

horticulturas serão trabalhados, na presente epoca agrícola, na comuna de Kussu-Pete, municipio da Damba, 179 quilometros a norte da cidade do Uíge, por camponeses afectos à Associação dos Amigos e Naturais de Kussu.  

 
Segundo a informação avançada hoje, à Angop, pelo secretário-geral da Associação dos Amigos e Naturais de Kussu-Pete, Miguel Pedro, deste número de hectares previstos para a presente epoca agricola, quatro já foram trabalhados e plantados, designadamente a mandioca, feijão, milho e ginguba, acrescentando que dentro de pouco tempo será concluido o total de hectares preconizados.

 
Deplorou a falta de máquinas de lavoura como tractores, charruas, alfaias, instrumentos de trabalhos agricolas e sementes, sobretudo ginguba e milho, sendo uma das principais dificuldades que está retardar o alargamento da produção dos alimentos, porque o trabalho é feito manualmente.

 
O responsável lembrou que os membros afectos a associação ANA-KUSSU já endereçaram uma solicitação a administração municipal da Damba e ao governo provincial para o possivel apoio, uma vez que a terra da região é totalmente fertil e produtora.

 
Segundo referiu, uma vez que haja disponibilidade de máquinas e instrumentos de trabalhos,  os camponeses prevêm  alargar a produção,  optando por uma agricultura mecanizada.

 
Miguel Pedro disse que o objectivo da associação é de contribuir positivamente no combate à fome e à pobreza no seio das familias na comuna, uma vez que a produção obtida até então é de subsistência.

 
Além de plantação dos produtos agricolas, a associação pretende também implementar, entre outros projectos, a construção de latrinas nas localidades, centros e postos de saúde e novas salas de aulas.

 
"Pretendemos apoiar os esforços do executivo que visam o melhoramento das condições de vida dos habitantes", reforçou.

 
Para a concretização dos diversos projectos concebidos, o responsável solicitou a colaboração e o apoio de todos membros,  quer em termos financeiro, moral, material e outros aspectos,  pelo facto da associação estar numa fase embrionaria e com o proposito de ajudar milhares de familias com necessidades basicas.

 
Fundada em Abril de 1997, em Luanda, a Associação dos Amigos e Naturais de Kussu-Pete é composta por mais de 200 membros e integra também quatro outras associações denominadas Ungudi, Makonda, Zola e Kuntuala,  distribuidas em diversas localidades da comuna.

 

 

                                                                                                         Angop

 

 


Archivos

Ultimos Posts