Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Devotos celebram aniversário do Profeta Simão Toko.

Publicado por Nkemo Sabay activado 6 Septiembre 2010, 12:52pm

Etiquetas: #Religião

 

Bispo Afonso Nunes

Fotografia: Francisco Bernardo


A Igreja Tocoísta, denominada Igreja do Nosso senhor Jesus Cristo no Mundo, celebrou ontem, em Luanda, o 36º aniversário do regresso do profeta Maiamona Simão Gonçalves Toco, a 31 de Agosto de 1974, da Ilha dos Açores, onde esteve encarcerado durante cerca de doze anos pelas autoridades coloniais portuguesas.
Durante o culto de acção de graças, que contou com cerca de 32 mil almas, entre membros de partidos políticos, governantes, representantes de varias denominações religiosas e fiéis, o líder dos tocoístas, bispo Afonso Nunes, fazendo recurso ao livro dos actos dos apóstolos, apelou a sociedade angolana à mudança de comportamento, enveredando por acções irrepreensíveis.
“O meu sonho é vivermos em paz e sermos um povo forte”, disse o bispo Afonso Nunes, para quem a coexistência pacífica entre todas as sensibilidades do país e o fim da violência é uma necessidade imperiosa.
Para o bispo Afonso Nunes é necessária uma mudança para uma vida melhor, para que tenhamos um país próspero, mas para tal é preciso haver um Estado forte e uma religião forte.

Genoveva Lino defende esforço colectivo

A ministra da Família e da Promoção da Mulher defendeu, ontem, em Luanda, a necessidade da contribuição da sociedade na reestruturação das famílias, principalmente no resgate dos valores morais e cívicos. Genoveva Lino fez o apelo ao intervir num culto de acção de graças alusivo ao 36º aniversário do regresso do exílio da Ilha dos Açores, Portugal, do profeta Simão Gonçalves Toco assinalado a 31 de Agosto.
O Executivo, frisou, está a trabalhar no sentido de reestruturar as famílias angolanas, com base na valorização do homem.
 “Temos de trabalhar no resgate dos valores morais e cívicos e, nesse contexto, as estruturas governamentais contam com o apoio da Igreja na sensibilização dos cidadãos sobre esta matéria”, disse.
A ministra da Família e Promoção da Mulher considerou necessário que “toda a sociedade contribua na valorização do homem, com a criação de empregos, para a geração de riqueza que será aplicada no desenvolvimento do país”.
 “Estamos a trabalhar em programas concretos para combater a pobreza e a fome, pois estes são para nós, as duas causas do índice da criminalidade e prostituição que se regista em algumas regiões do país”, asseverou.
O Profeta Simão Gonçalves Toco esteve exilado no arquipélago dos Açores durante 11 anos. Regressou a Angola em 31 de Agosto de 1974, desembarcando na cidade do Lobito.
Para assinalar a efeméride, a Igreja Tocoista programou uma série de actividades desde o dia 25 de Agosto, que culminou, com a realização do culto de acção de graças que teve a presença da ministra da Família e da Promoção da Mulher, Genoveva Lino, representantes de partidos políticos e de diversas congregações religiosas.

 

                                                                                                                                         J.A

Archivos

Ultimos Posts