Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Detectados três novos casos de tripanossomíases

Publicado por Muana Damba activado 21 Febrero 2013, 20:09pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

 

Luanda – Três novos casos de doença do sono foram diagnosticados no centro de tripanossomíase no município de Viana, Luanda, durante o mês de Janeiro do ano em curso, soube hoje (quarta-feira) a Angop.    

 

O director do Centro de Referência e Investigação para Vigilância das Tripanossomíases e Doenças Tropicais, Amadeu Dala, disse que foram atendidos pacientes dos municípios de Icolo e Bengo (Luanda), Damba (província do Uige) Cambambe (Kwanza Norte).      

 

Amadeu Dala adiantou que os casos de doença de sono foram diagnosticados depois de terem sido analisados 37 pacientes suspeitos de serem portadores dessa enfermidade, durante as consultas de rastreio realizadas em Janeiro naquela unidade hospitalar.   

 

Nas consultas ambulatórias, o centro atendeu 455 pacientes, dos quais 211 com malária, 157 com doenças diarreicas, 73 casos de parasitoses intestinais, 10 casos de cistossomoses (bilharziose).     

 

O Centro das Tripanossomíases e Doenças Tropicais passou, desde 2012, a atender  pacientes com diversas patologias devido a redução de número de doentes portadores de doença do sono nos últimos anos, derivada ao combate à mosca “tsé-tsé”, causadora da doença.  

 

Com 84 trabalhadores, dos quais sete médicos, 34 enfermeiros, 17 técnicos de laboratório e  pessoal administrativo, o centro tem a capacidade de internar 64 doentes, distribuídos por várias salas e enfermarias.

 

 

                                                                                                     Angop

 

 


Archivos

Ultimos Posts