Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Desbravados mais de 11 mil hectares para época 2011/2012 na Damba

Publicado por Muana Damba activado 19 Diciembre 2011, 15:52pm

Etiquetas: #Notícias da Damba

 

Uíge - Onze mil e 348 hectares, 35 dos quais mecanizados, foram preparados durante a campanha agrícola 2011/2012 pelo sector da agricultura no município da Damba, 197 quilómetros a norte da cidade do Uíge.
 
 

A informação foi dada pela Administradora municipal, Feliciana Vunda da Costa, quando falava, esta quinta-feira, no acto de entrega de meios técnicos aos agricultores, à margem da visita do ministro da Agricultura, Afonso Pedro Canga (na foto), ao município da Damba.

 Ministro Afonso Pedro Nkanga

 

Para a administradora da Damba, os hectares preparados, no âmbito do programa do combate à fome e à pobreza, vão servir para o cultivo de mandioca, batata-doce, batata rena, amendoim entre outros produtos.

 

 

Como disse, o trabalho desenvolvido é assegurado por associações de camponeses num universo de 76 com 4.286 associados, bem como oito cooperativas compostas por 5.018 membros, assim como 43 pequenos agricultores e cinco criadores de gado bovino que já possuem 309 cabeças.

 

 

Feliciana Vunda da Costa afirmou que o sector da agricultura na circunscrição é assistido tecnicamente pela estação do desenvolvimento agrário (EDA) que funciona com dois técnicos.

 

 

 

Ressaltou que o município ainda não beneficiou do programa do repovoamento animal desenvolvido pelo governo provincial, esperando assim que seja contemplado brevemente.

 

 

Avançou também que no programa do combate à fome e à pobreza, a administração adquiriu dois tractores novos com suas alfaias, 500 enxadas europeias igual quantidade de catanas e 25 charruas de atracção animal.

 

 

Quanto ao crédito de campanha, frisou, foram seleccionadas nove associações de camponeses com 387 associados, cujo fornecedor já começou a transportar os meios para o efeito.

 

 
Com quatro comunas e 312 aldeias, o município da Damba dista 197 quilómetros a norte da cidade do Uíge, tendo uma população estimada em mais de 175 mil habitantes que se dedicam à produção a mandioca, ginguba, feijão, milho, café, entre outros.
                                                                                                           
                                                                                                                Angop
 

Archivos

Ultimos Posts