Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Departamento de Pescas aposta na multiplicação de espécies locais.

Publicado por Muana Damba activado 11 Febrero 2012, 04:02am

Etiquetas: #Notícias da Damba

 

Pescadores_Angola.JPG

 

O Departamento de Pescas no Uíge vai apostar, este ano, na multiplicação de espécies locais de peixes de água doce para contribuir para a melhoria da dieta alimentar das famílias e combater a fome e pobreza na região, informou hoje, o responsável da Instituição, Nsuka Kupessa Ndongala.

 

 

Esclareceu que para implementar o projecto será construído 28 tanques de piscicultura nos municípios do Negage, Púri, Bungo e Damba, numa primeira fase, para mais tarde estender a outros municípios da província.

 

 
Segundo explicou, a acção será complementada com a construção de cinco unidades de conservação do pescado nos municípios de Milunga, Kimbele, Bembe, Ambuila e Maquela do Zombo, visando minorar os transtornos dos pescadores artesanais na conservação do produto.

 

 

"No ano transacto, as 19 associações existentes nos 16 municípios da nossa província conseguiram capturar e participar na Feira Agro-pecuária com 102 mil 361 quilogramas de peixe bagre preto, barbudo, pumba, cacusso e sardinha do rio", fez saber.

 

 

Para o fomento e melhorar cada vez mais a actividade na província, disse, o departamento realizou diversas acções formativas com os pescadores artesanais, bem como distribuiu material de pesca como anzóis, redes e embarcações a motor.

 

 

"Apesar da dificuldade da falta de transporte para o interior da província, sobretudo nas áreas de difícil acesso, criamos quatro associações na comuna de Sacandica e duas no Cuilo Futa, município de Maquela do Zombo", referiu.

 

 

O Departamento de Pesca criou já 18 tanques que foram povoados com cacusso local, em Maquela do Zombo e Quipedro ( Ambuila).

 

 
A província do Uíge é uma região rica em recursos hídricos e potencial para a prática da pesca artesanal, tendo em conta as grandes extensões de lagoas e rios com diversas espécies.
                                                                                                 Angop


Archivos

Ultimos Posts