Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Decorre encontro sobre identificação de projectos de água

Publicado por Muana Damba activado 14 Diciembre 2012, 12:06pm

Etiquetas: #Notícias da Damba

 

 

Nzadi Kivulo NsossoUíge - Vinte e sete técnicos da energia e águas, administradores municipais e empreiteiros ligados aos projectos de água participam desde hoje, nesta cidade, num encontro sobre identificação de água e saneamento rural, para o melhor abastecimento de águas às comunidades.
 
O encontro está a ser orientado por um consultório de "Cowater DW", vindo de Luanda, e os participantes abordam entre outras matérias, "principais necessidades de projectos de água saneamento", "critérios gerais de selecção de projectos", "grupos focais", "apresentação dos grupos de trabalho" e "locais onde se vai actuar primeiro".
 
Com duração de um dia, o encontro promovido pelo governo provincial, visa igualmente apresentação dos programas e selecção dos projectos dos municípios Uíge, Quitexe e Damba.
 
Ao intervir no acto de abertura, o vice-governador para o sector económico no Uíge, Carlos Mendes Samba, disse que a identificação dos projectos e critérios de selecção das tecnologias no sector de água, nas zonas rurais, reveste-se de grande importância, porquanto a água constitui a fonte de vida.
 
"Nós sabemos que cerca de 70 porcento do corpo humano é constituído por água e estudos mostram que sem a água pelo menos em duas semanas o ser humano não sobrevive, sobre tudo se estiver no ambiente muito quente", disse.
 
Como disse, a água é fonte da vida. A identificação dos projectos e tecnologia de água tem grande importância e tem haver com género, nas áreas rurais as mulheres e as meninas são as pessoas que percorrem diversos quilómetros para obtenção do produto.
 
Avançou que o encontro de identificação de projectos e tecnologias de água tem por objectivo fundamental suprir o sofrimento da população nesse domínio, fundamentalmente das mulheres.
 
Referiu que estes projectos de água tipicamente têm três vertentes: qualidade, prazos e custos.
 
Agradeceu igualmente a direcção de energia e água, pelos seus esforços de contemplar a província para implementação deste estudo de projectos de água, que visam melhorar as condições de vida da população.
 
Carlos Mendes Samba apelou igualmente aos participantes a acatarem tudo quanto vai se aprender, para melhor servirem a população nas comunidades rurais.
 
Por sua vez, o consultório internacional Cumbi Baptista disse que esta é segunda fase dos projectos. A primeira realizou-se nas províncias de Luanda e Huambo, adiantando que na base da primeira fase foi muito mais fazer um diagnostico da situação institucional legal e de procedimentos que olham muito mais para a área rural. 
 
Adiantou que este projecto visa contribuir também para o desenvolvimento do sector de energia e água saneamento.



                                                                                                   Angop

 


Archivos

Ultimos Posts